TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonética e Fonologia

Por:   •  5/5/2015  •  Dissertação  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

A fonologia é uma parte da linguística que estuda os fones (sons) e a maneira como eles se organizam em uma cadeia sonora que agrupada segmentos consonantais e vocálicos esses grupos determinam a sequência sonora que consequentemente determinará uma língua.

É objetivo da fonêmica é fornecer a conversão da linguagem oral em escrita passando a analisar a organização da cadeia sonora da fala e seus componentes. Essa análise procura definir quais são os sons de uma língua que tem valores distintos, a esses sons são chamados de fonemas.

Para reconhecer um fonema é preciso buscar duas palavras com cadeia sonora idêntica que se diferem na maioria das vezes por um traço (par suspeito), se a mudança desse traço muda o significado da palavra constituiu um par mínimo.

Exemplo: /Faca/ e / Vaca/ os segmentos [f] e [v] são par mínimos.

Os alofones são variações do mesmo fonema, essas variações se dão principalmente por questões de dialeto, ou seja, a mudança de um fone por outro não vai mudar o significado do fonema.

Exemplo: O fonema /mar/ sofre variações, porém não muda o seu significado.

Ter o entendimento desses conceitos é importante para identificar uma língua e sua origem, a suas influências e as variações que ela sofre de acordo com o ambiente e cultura. E conhecer a história do seu país do seu povo.

Enquanto as consoantes, em geral, são classificadas como vozeadas e não-vozeadas, as vogais são sempre vozeadas. Uma outra diferença diz respeito à posição que a vogal ocupa na sílaba. A Língua Portuguesa, diferente de outras línguas, como o Inglês por exemplo, não admite consoante no núcleo silábico. Todas as sílabas do Português têm sempre uma vogal como seu núcleo

Um par mínimo demonstra o contraste fonêmico entre os sons em questão. Por exemplo, o par mínimo ‘pato/bato’ demonstra o contraste entre p e b. Cada par mínimo encontrado classifica dois segmentos em questão como fonemas do português.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com