TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonética e Fonologia

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

No português temos vários aspectos relacionados à língua, pois ela está ligada diretamente com a fonética e a fonologia. A fonética é o estudo dos sons da voz humana. A fonologia estuda as diferenças fônicas intencionais, distintivas que se unem a diferença de significação.

A linguagem está ligada em discutir aspectos relacionados às propriedades das línguas. A linguística está ligada diretamente a linguagem, pois ela investiga os fenômenos relacionados à mesma e busca determinar princípios e características que regulam a estrutura da língua.

Os parâmetros linguísticos e não linguísticos constroem uma comunidade de fala homogênea. A comunidade de fala é um grupo de falantes que compartilham de um conjunto de princípios que está abaixo do comportamento linguístico. Em qualquer língua temos as chamadas variantes de padrão e não padrão, elas geralmente extrapolam critérios linguísticos; uma variante padrão relaciona-se a classe social de prestigio e a não padrão geralmente derivam-se destes parâmetros.

As características destas variantes nem sempre se relacionam ao que é previsto pela gramática tradicional como é correto. Não há variante melhor ou pior de língua, há variante de prestigio, estigmatizadas ou neutras. As propriedades a serem adotadas em sua variedade pessoal de um falante conta com várias fontes de informações linguísticas de outros falantes. As pessoas estão cientes de variantes formais e informais de sua língua. Usamos o termo variante para caracterizar as propriedades linguísticas compartilhadas por um grupo especifico de falantes. É utilizado como sinônimo da variante o termo dialeto e quando referimos fala especifica de um indivíduo usamos o termo idioleto. Para ressaltar que toda e qualquer variante de uma língua é adequada linguisticamente é inapropriado dizer que há variantes piores ou melhores.

Descrições linguísticas podem ser diacrônica ou sincrônica, a linguística diacrônica analisa a linguagem e suas mutações durante um determinado período. A linguística sincrônica investiga as propriedades linguísticas de uma determinada língua em seu estágio evolutivo atual. Linguística é uma ciência que investiga os fenômenos relacionados a linguagem e que determina os princípios e as características das estruturas da língua. A língua é um sistema linguístico compartilhado por todos os falantes e a fala expressa as idiossincrasias particulares da língua utilizada por cada falante. A ciência da linguagem pode ser associada a mente com o evento linguístico em termos psicológicos, ao propor a gramática gerativa que contribui para a mudança de foco teórico e metodológico da linguística.

A Fonética é o estudo dos sons da voz humana como entidades físico-articulatórias, a mesma descreve os sons da linguagem e analisa suas particularidades acústicas e perceptivas, sua unidade mínima é o fone. A Fonologia estuda as diferenças fônicas intencionais, distintivas, que se unem a diferença de significação, a mesma estabelece a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases, sua unidade mínima é o fonema.

A Fonética se diferencia da Fonologia por considerar os sons independentes das posições paradigmáticas, que são aquelas que a presença ou ausência implica na mudança de sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com