TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação de professores e novas tecnologias

Tese: Formação de professores e novas tecnologias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Tese  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

A Formação dos Professores e as Novas Tecnologias

"Dominando as linguagens utilizadas pelas tecnologias que estão à sua volta e buscando constantemente um maior número de informações e conhecimentos através da formação continuada, podendo – em conjunto com seus alunos – descobrir,compreender, interagir e contribuir para modificar o mundo que os cerca. Alguns pesquisadores têm demonstrado que a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como ferramenta, traz uma enorme contribuição para a prática escolar em qualquer nível de ensino. Essa utilização apresenta múltiplas possibilidades que poderão ser realizadas segundo a concepção de educação que perpassa qualquer atividade escolar.

Para Moran (1997), os Meios de Comunicação desempenham importante papel educativo, transformando-se, na prática, numa segunda escola, paralela à convencional. Neste caso, os Meios são processos eficientes de educação informação, porque ensinam de forma atraente e voluntária.

Hoje a sociedade vive uma situação nova, a revolução tecnológica sobre a produção e socialização do conhecimento e formação de profissionais. Conforme Masetto (2003, p. 13), “o desenvolvimento tecnológico afeta dois aspectos que são o coração da própria universidade: a produção e divulgação do conhecimento e a revisão das carreiras profissionais”.

Outra grande preocupação da universidade é a formação de professores para melhorar a qualidade do ensino, tanto superior, como Fundamental e Médio. Para isso, é necessária uma formação continuada para atualizar esses profissionais da educação. Hoje a escola necessita de profissionais intercambiáveis que combinem imaginação e ação; que estejam aptos para buscar novas informações, saber trabalhar com os novos recursos e interpretar todas as informações jogadas através das mídias, enquanto isso o professor deve trabalhar em sala de aula junto com os alunos a interpretar dados, relacioná-los e contextualizá-los, assumindo assim o papel de facilitador.

Apesar de muitos docentes já possuírem essa visão da necessidade de uma formação integral do educando, apenas uma pequena parcela percebe a importância das tecnologias a serem trabalhadas na escola para o exercício da cidadania.

A alfabetização tecnológica do professor, como chama a autora, envolve – além da realidade em permanente mutação – as tecnologias em constante aperfeiçoamento e diversificação. Portanto, o professor – em sua formação continuada – deverá buscar sempre inovações na área tecnológica, conceitos, conteúdos, métodos e práticas pedagógicas para aquisição das competências imprescindíveis na transformação do dizer teórico em prática consciente e crítica, no sentido de contextualizar as informações a serem transmitidas com a realidade do alunado.

(MORAN, 1997) admite que as novas tecnologias oferecem inúmeras possibilidades de interação, de troca e de pesquisa. Porém defende a integração delas em um novo paradigma educacional, pois, se a instituição de ensino permanece autoritária e controladora, a simples presença das tecnologias não irá modificar o processo já instalado, ou então a escola está preparada e falta mão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com