TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologico

Artigo: Fundamentos Sociologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos Sociológicos

Etapa 01

A sociologia é o estudo do comportamento humano dentro de uma sociedade a qual pertence e de outras sociedades que o circunda. Permeia estudar atitudes comportamentais em várias instancias num contexto social que abrange grupos e instituições, com os convívios que são: Família, a escola, a igreja, os amigos, o trabalho e a comunidade em que vivem, e sua atuação como cidadão no mundo. O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XIX) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.

A sociologia da educação investiga e pesquisam as relações, benefícios, controvérsias oriundas através da educação. Ela tem um vínculo muito amplo para transmitir o conhecimento, comportamento, decisões e atitudes de um povo quando analisamos em massa o contingente de pessoas em determinada questões sócia educativa. A sociologia é uma disciplina potencialmente humanista por tanto pode aumentar a área de escolha que os homens têm sobre suas ações, assim a sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência.

Etapa 02

Com alguns trechos do filme “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”, podemos analisar que é nitidamente notável como as diferenças étnicas, econômicas e culturais influencia no processo de aprendizagem dos alunos, e como a figura do professor é de certa forma vista com hostilidade, pois, confronta os conceitos pré- existentes de cada um. Esse filme passa em uma periferia aonde existem muitas dificuldades na sociedade, e infelizmente esses problemas refletem em sala de aula. No qual os professores são muito atingidos com o comportamento reagem agressivamente a qualquer estímulo que considerem repreensivo ou diferente de seus pensamentos.

A crítica feita sobre o filme enfatiza esses problemas estudados pela sociologia, problemas que são resultados da sociedade em que esses indivíduos estão inseridos.

Pois a sociologia analisa, investiga e põe a prova os conceitos que cada indivíduo trás consigo, e busca respostas para as consequências positivas e negativas que estes conceitos trazem a sociedade, mas, sem a educação não existiria conceitos ou até mesmo não iria haver indivíduos.. A educação é um dos reflexos mais visíveis de como a sociedade se organiza e rege suas normas, pois, é dentro do ambiente escolar que os indivíduos iniciam o seu processo de inserção na sociedade.

Por fazer parte de um contexto social em constante movimento e mutação, é possível afirmar que a educação precisa sofrer transformações de forma cada vez mais rápida, sendo vista a nova compreensão que se tem sobre o papel da escola como elemento de desenvolvimento social, estimulada pela incorporação de novos conhecimentos, sejam científicos ou tecnológicos. Estes conhecimentos têm sido produzidos num volume avassalador, constantemente superados, colocando novos parâmetros para a formação do cidadão, pois conhecer não significa acumular conhecimentos. Dessa forma, a atual sociedade, marcada pela revolução tecnológica, vem exigir da escola que esta possa criar oportunidades para a formação de competências básicas, tanto no exercício da cidadania como no desempenho de atividades profissionais. A educação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com