TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologicos

Trabalho Universitário: Fundamentos Sociologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Os significados de Sociologia e suas contribuições para a educação

A sociologia na educação faz se importante não somente nos estudos recentes para o desenvolvimento das instituições educacionais. A Sociologia têm como objetivo fornecer aos docentes e todos envolvidos no processo educacional instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras). Isso significa tornar mais claro os horizontes de sua prática profissional e a relação dela com a sociedade histórica e atualmente.

A Sociologia da Educação oportuniza aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. Também oportuniza compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação à luz de diferentes teorias sociológicas.

Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia, A Evolução Pedagógica na França e Educação Moral.

Pierre Bourdieu também trouxe grandes contribuições para a Educação com seus estudos. Embora a maioria dos grandes pensadores da educação tenha desenvolvido suas teorias com base numa visão crítica da escola, somente na segunda metade do século 20 surgiram questionamentos bem fundamentados sobre a neutralidade da instituição. Até ali a instrução era vista como um meio de elevação cultural mais ou menos à parte das tensões sociais. O francês Pierre Bourdieu empreendeu uma investigação sociológica do conhecimento que detectou um jogo de dominação e reprodução de valores.

Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família transforma-se em capital cultural. E este, segundo o sociólogo, está diretamente relacionado ao desempenho dos alunos na sala de aula. Eles tendem a ser julgados pela quantidade e pela qualidade do conhecimento que já trazem de casa, além de várias “heranças”, como a postura corporal e a habilidade de falar em público. Para construir sua teoria, Bourdieu criou uma série de conceitos, como habitus e capital cultural. Todos partem de uma tentativa de superação da dicotomia entre subjetivismo e objetivismo. Ele acreditava que qualquer uma dessas tendências, tomada isoladamente, conduz a uma interpretação restrita ou mesmo equivocada da realidade social.

Assim, é importante destacar também o esforço do importante pensador Francês Émile Durkheim em diferenciar a sociologia das demais ciências, por isso, ele apontou o fato social como objeto de análise sociológica. Na perspectiva Durkheinminiana, a sociedade exerce uma primazia sobre o indivíduo, ou seja, ninguém é o que quer mas o que a sociedade quer que seja. Afirmava se que cada contexto social existem diferentes tipos de fatos sociais, os indivíduos reproduzem estes fatos sociais e, por isso, são diferentes entre si. É a sociedade que determina a vida do indivíduo, mas ele não se dá conta dessa força.

Ensino, cultura e sociedade

Cultura pode ser entendida como tudo que é produção humana, ou seja é a maneira que cada individuo possui de falar, vestir, comer, manifestar-se, etc; que por sua vez constituem os elementos culturais que não são expressos apenas no consciente, mas no subconsciente e inconsciente dos indivíduos. Candau (2003), afirma que cultura é um fenômeno plural, multiforme que não é estático, mas que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar. É por sua vez um componente ativo na vida do ser humano e manifesta-se nos atos mais corriqueiros da conduta do indivíduo e, não há individuo que não possua cultura, pelo contrário cada um é criador e propagador de cultura.

Quando se trata educação e cultura pode dizer que estão relacionados e ligados organicamente, pois se partir do pressuposto de que educar é formar e socializar o indivíduo, ou se ver a educação como maneira de dominação escolar, sempre essa educação será de alguém para alguém, que para acontecer necessita da comunicação, transmissão e aquisição do conteúdo da educação (crenças, valores, conhecimentos, hábitos, etc.).

Todos os conceitos educacionais são renovados a cada geração, visto que em cada momento e época histórica os indivíduos têm uma determinada visão de mundo, bem como um conjunto de conhecimentos e de valores. Essa renovação não quer dizer que se esqueça o velho conceito, mas que esteja considerando as novas maneiras de viver que caracteriza um grupo ou sociedade.

Ao fazer a avaliação dos alunos, o professor deve, ou deveria, já que nem todos os docentes concordam, levar se em consideração o meio cultural e social da qual cada aluno faz parte. Muitas vezes, cada professor pode fazer uma avaliação diferente de um mesmo aluno. A diferença na forma de avaliar de cada professor podem mudar os rumos de um aluno.

Ainda em diversos lugares do mundo, os problemas sociais influenciam o ambiente escolar, causando inúmeras dificuldades tanto para alunos quanto professores, dificultando a evolução da educação e mostrando problemas a serem enfrentados e da melhor forma solucionados na busca da aprendizagem do aluno.

A prática pedagógica exige constante renovação. Se considerarmos os apelos e os estímulos aos quais estão expostos os nossos alunos, devemos então procurar formas criativas de conseguir seu interesse e atenção, seja por meio de estímulos visuais, ou tecnológicos, a ação do professor é indispensável, desde que ele considere a realidade de sua clientela, bem como os aspectos sociais e culturais desta, a fim de formar cidadãos pensantes, críticos e atuantes na sociedade em que vive.

O filme trata de uma questão bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com