TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERAÇÕES LITERÁRIAS

Resenha: GERAÇÕES LITERÁRIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Resenha  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  377 Visualizações

GENEROS LITERÁRIOS

É classificado, assim, todo texto em que traz foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço, conflito, clímax e desfecho.

Romance – é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil.

Fábula – é um texto de carácter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade).

Epopéia ou Épico – é uma narrativa feito em versos, num longo poema.

Novela – é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevialidade do conto. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações. Exemplos de novela são O alienista, de Machado de Assis, e A metamorfose, de Kafka.

Conto – é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular).

Crônica – é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve e com toque de humor e crítica.

Ensaio – é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo idéias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

Isso tudo é uma característica dos tipos de gêneros narrativos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com