TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DEMOCRÁTICA : CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PPP

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

TAREFA: SALA AMBIENTE 3

Produção Textual: Avaliação de Projeto Político pelos Funcionários: espaços e representatividade

        Mediante a leitura do texto -  Avaliação de Projeto Político pelos Funcionários: espaços e representatividade foi possível perceber e ao mesmo tempo tecer análises acerca da importância da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, bem como que haja a participação de todos os envolvidos na construção de uma educação de qualidade. Tendo em vista que de acordo com os enfoques teóricos, o processo de educação escolarizada não se concretiza apenas dentro da sala de aula pelos professores e sim, se consolida através de todos os agentes educativos. Diante desta perspectiva o Projeto Político Pedagógico se configura como uma ferramenta de grande valia para todos, pois ele é o planejamento que norteia toda a instituição de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita o trabalho de todos os envolvidos no processo educativo. Segundo FREIRE:

        a questão que se coloca é saber até que ponto a gente tem ou não tem competência para ocupar bem. Segundo, até que ponto a gente aprende a fazer uma ocupação mais ou menos coletiva, que não fique na base do indivíduo apenas. É preciso que estejamos mais ou menos em conexão, uns com os outros no trabalho de ocupação”. (FREIRE, 1987, p.47)

        Desta forma, o que se entende em se tratando da construção do PPP é que torna-se primordial a participação de todos (pais, professores, estudantes e funcionários) na elaboração e/ou reelaboração do mesmo. E independentemente da ocupação de cada agente no ambiente de ensino, cada um tem o seu fazer educativo, ou seja também são educadores que lutam por uma educação de qualidade na intenção de torná-los os estudantes cidadãos aptos a conviver em sociedade. Vale ressaltar ainda a importância de todos desempenharem as diferentes funções em conexão, ou seja em sintonia, para tanto, como o PPP é um documento, no qual fundamenta todas as ações da escola, há a necessidade de todos não somente saber que existe esse documento, mas também conhecer na integra tudo o que está pautado no mesmo.

        De acordo com VEIGA:

        “Para que a construção do Projeto Politico Pedagógico seja possível não é necessário convencer os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais, ou mobilizá-los de forma espontânea, mas propiciar situações que lhes permitam aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente”. (VEIGA, 2002, p. 15)

        Portanto, é possível compreender que em tudo na vida, necessita de um planejamento e assim, na escola não é diferente, para que realmente se consiga trabalhar de forma segura e coerente é imprescindível estar sempre respaldado no Projeto Político Pedagógico da escola.  

        De modo geral, com relação ao reconhecimento profissional enquanto parte integrante do processo educativo, vale frisar que por mais que houveram evoluções, mas ainda não os torna totalmente satisfatórias no que diz respeito ao direito de voz e vez do corpo de funcionário, porém não posso deixar de salientar que também sou funcionária e portanto, na função em que estou atualmente trato os profissionais como num todo de igual forma, pois para mim, todos são educadores e os mesmos são inseridos em todos os momentos de discussões, sugestões, Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, Projeto Político Pedagógico, reuniões, enfim em todas as atividades que envolvem os educadores, pois são profissionais que também precisam se sentir parte integrante, útil e de importância para o trabalho que desempenha. É também pessoa que pensa, vive e age na educação de nossos estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com