TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genero textual

Por:   •  23/3/2016  •  Ensaio  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Gênero Textual – Conceito

Em nosso dia a dia, no contato com outras pessoas e com as diversas informações que recebemos, estamos expostos a várias situações comunicativas, cada uma situada em seu devido contexto. Na escrita e na fala existem algumas estruturas padronizadas que recebem o nome de gêneros textuais.

No simples ato de abrir uma revista ou um jornal, estamos expostos aos diversos tipos de gênero. É possível encontrar dentre esses: artigos, cartas ao leitor, artigo de opinião, notícias, charges, tirinhas entre tantos outros que se adequam as necessidades de quem o escreve. Assim são os gêneros, eles existem em grande quantidade justamente porque as praticas sociocomunicativas são dinâmicas e variáveis.

Gênero textual segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais

O papel dos gêneros textuais tem sido fundamental para a interação sociocomunicativa, passando a nortear o ensino da língua como em produções de texto, trabalho de analise e interpretação. Favorece o desenvolvimento da competência lingüística e discursiva e, consequentemente, amplia a participação social do indivíduo. Por isso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), preconiza o ensino da leitura e produção de texto a partir do uso dos gêneros.

As tipologias textuais são ferramentas essenciais a serviço dos gêneros textuais, seu domínio, é fundamental no trabalho com a leitura e a produção de texto. Os PCNs destacam que a exploração do texto precisa levar em conta a função social dos gêneros e recomendam que as tipologias sejam estudadas no interior de cada gênero.

As tipologias textuais são: descrição, narração, argumentação/dissertação, exposição, diálogo; todos a serviço dos gêneros textuais.

Gênero textual: Bernard Schneuwly

Segundo Schneuwly, as escolas vem trabalhando muito o conteúdo gramática e a ortografia, pois é mais fácil o ensino devido ao grande número de livros didáticos que trabalham o tema. Ele acredita que a leitura e a escrita deveriam ter maior espaço nas aulas de português, pois é de suma importância o ensino da escrita e da oralidade, não bastando somente aprender regras, que mais tarde podem não servir uma vez que os alunos apenas as decoraram aos invés de aprender.

É necessário realizar também debates em sala de aula, fazendo com que os alunos pratiquem oralidade, acredita-se que se expressar em público é a melhor forma de treinar o uso correto da língua.

Quanto aos gêneros textuais, são importantes para que o aluno aprenda a interpretar o que está lendo, como quando lê uma receita de culinária, uma história, uma reportagem, um jornal que apresenta diversos gêneros dentro dele.

Os gêneros textuais podem ser ferramentas de trabalho, devido a forma lingüística, vocabulário e ao mesmo tempo uma ferramenta usada para transmitir uma mensagem ao leitor.

Referência Bibliográfica

  • RevistaEscola Acesso em 23 de março, 2015.
  • Portal MEC <http://www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues> Acesso em 18 de março, 2015.
  • Brasil Escola <http://www.brasilescola.com/conceito-gêneros-textuais.htm> Acesso em 19 de março, 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com