TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graduando em Letras língua Inglesa

Por:   •  15/4/2016  •  Artigo  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 9

Como a gramática é apresentada dentro de alguns métodos de ensino.

Taine dos Santos Pereira¹

Cristiane Oliveira Santos²

Resumo:

Esse Artigo tem como objetivo avaliar e analisar a gramática nas teorias estudadas do livro Approach and Methods in Language Teaching. Serão discutidas as importâncias da gramática e como cada método a realiza seguindo seus padrões de ensino sugerido pelo o criador de cada uma delas.

Palavras chaves: Gramática, Ensino e Aprendizado.

Abstract:

The proposal this article show like grammar is study and developed in some theories. This theories show in the book Approach and Methods in Language Teaching.  We talk about the different aspects of this question in each theories and you point of view about grammar.

Key Word: Grammar, Teaching and Learning.

Introdução

A gramática tem grande importância no ensino de uma segunda língua e o modo como ela é passada pode influenciar positivamente ou negativamente dependendo da metodologia utilizada.

Existem vários métodos para auxiliar e facilitar o ensino de uma segunda língua, no livro “Approach and Methods in Language Teaching” são apresentados alguns métodos e há uma explanação diante as suas características. Cada teoria tem sua visão e um foco principal para alguns dos estágios que há nessa aquisição, na análise de cada teoria a gramática tem uma importância.

Nesse artigo veremos algumas das teorias e o modo como a gramática é dada em cada uma delas. Os métodos a serem analisados serão:  The oral approach ou situational language teaching, the audiolingual Method, communicative language teaching, Suggestopedia, total physical response, the silent way. Esses métodos trazem diferentes formas de ensinar gramática aos aprendizes da L2, diante dos desafios que essa tarefa traz cada teoria vem adaptando se de forma a apresentar esse assunto de diferentes formas e em diferentes estágios do aprendizado, podendo ser no início, meio ou final da aquisição de forma espontânea, didática ou mesmo já introduzida dentro do vocabulário.

Também serão analisados nos métodos mesmo os que não estão preocupados com o ensino rígido das regras é a importância que elas têm para que haja uma comunicação seja ela escrita ou oral de “boa qualidade”.

The oral approach ou situational language teaching

Oral Approach ou Situational Language Teaching foi desenvolvido pela linguística aplicada britânica dos anos 30 aos anos 60. Os dois líderes neste movimento foram Harold Palmer e A. S. Hornby.

O vocabulário nesse método foi organizado através de uma pesquisa que mostrava a frequência com que duas mil palavras apareciam nos textos e mostrando que o domínio dessas palavras por parte do aprendiz lhe daria uma maior facilidade na leitura de uma língua estrangeira.

Essa abordagem segue fielmente a sua nomenclatura “Oral Approach ou Situational Language Teaching” de forma que suas principais características estão ligadas ao ensino através da linguagem falada, deixando a língua alvo sempre como foco, sendo ela a predominante em sala e sua segunda nomenclatura fica clara, pois o vocabulário é escolhido através de situações cotidianas já que a busca por uma segunda língua está ligada a conviver com novas situações. As atividades de leitura e escrita somente são aplicadas uma vez que uma base gramatical e lexical suficientes já foram estabelecidas.

A forma como a gramática é dada nesse método é o ponto focal nessa discussão, essa abordagem apresenta a gramática de forma crescente sendo ela do “menor” para o “maior”, ou seja, ela é apresentada das formas mais simples para as formas mais complexas. A gramática é vista como essencial e indispensável quando se busca ter a habilidade de se comunicar em uma língua estrangeira, as aulas são dadas visando conquistar as quatro habilidades (speaking, listening, reading, writing) sendo embasadas primordialmente em sua estrutura sem nunca desviar da mesma, levando em conta que essas estruturas devem estar enraizadas para que o aprendiz possa buscar novas formas para se comunicar.

As principais estruturas gramaticais foram classificadas em sentenças padrão (tabelas de substituição), o que poderia ajudar a internalizar as regras das estruturas de sentenças, exemplo:

Sentenças

Vocabulário

This is…

book, email

These are…

books, e-mails

Tabela 1. Fonte: Taine dos Santos Pereira

Os livros e atividades são construídos a partir das estruturas gramaticais (como já citado a cima) do mais simples para o mais complexo, sendo as aulas planejadas e aplicadas todas baseadas nas regras gramaticais. Nesse método a gramática é muito importante e é aplicada continuamente nas aulas, não em forma de exemplos e explicações e sim na pratica.

The Audiolingual Method

O início do Método Audiolingual resultou de intensos estudos voltados para o ensino de línguas estrangeiras nos Estados Unidos a partir dos meados de 1950. Nesse período os estados norte-americanos eram vistos como a maior potência do mundo, então buscaram aperfeiçoar um método para ensinar a língua inglesa em um processo essencialmente oral.

O método Audiolingual tinha como princípio apresentar primeiramente a língua falada e depois a língua escrita, “primeiramente o que é falado e em segundo o que é escrito” (Brooks 1964), esse método se baseia em uma proposta feita por linguistas americanos em que a língua é vista como sistemas estruturais organizados (fonemas, morfemas, palavras, estruturas e tipos de sentenças) e o processo de aprendizado de uma língua devia se basear no domínio desses sistemas e das regras que os regem.

 Eles deviam seguir esse esquema:

[pic 1]

Figura 1: referência. Autores do artigo.

O método é baseado uma forma de aquisição em que há uma enorme preocupação com a aquisição levando em conta à definição da teoria de aquisição e aprendizado dada por Krashen, em que ele define aquisição como a língua dada e aprendida de forma livre sem preocupação com a gramática. Como o método audiolingual baseia se em um estudo primordialmente oral tem por consequência deixa de lado o estudo escrito da gramática.

Communicative Language Teaching

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com