TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gramática

Por:   •  8/4/2015  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

        Tipos de gramática

        

Normativa- é aquela que busca a padronização da língua, estabelecendo as normas do falar e escrever corretamente. Costuma ser utilizada em sala de aula e livros didáticos. Está ligada ao certo e o errado.

Descritiva- (formal) ocupa-se da descrição dos fatos da língua, com o objetivo e não de estabelecer o que  é certo ou errado. Enfatiza o uso oral da língua e suas variações. É um estudo da língua sob um olhar mais crítico. Descrição da estrutura e funcionamento da língua. Explicar como as línguas são faladas.

Histórica – estuda a evolução histórica da língua.

De uso – o que é falado. Aborda utilizações mais práticas e usuais de expressões idiomáticas.

Reflexiva-  processo linguístico e não ao produto do ato linguístico(fala). Conhecimento que o falante tem do sistema da língua. Trabalho de reflexão diante do que o aluno já domina e também recursos linguísticos que ainda não domina.

Internalizada- é o próprio mecanismo, o conjunto de regras que é denominado pelo falante e o que proporciona o uso normal da língua.

Refacção – processos de reconstrução, pensar – texto é diagnóstico. Principais problemas, apontar problemas para o aluno. Reelaborar o próprio texto: apagando ,acrescentando, redigindo outra vez determinadas passagens de seu texto para o original para ajustá-lo a sua finalidade.

Metalinguística – volta para si mesmo. Linguagem usada para descrever algo sobre outras linguagens.

Epilinguística- operam sobre a própria linguagem, comparando as expressões e transformando-as. Reflexão sobre os recursos da língua.

Linguística – são aquelas que o usuário da língua faz ao buscar estabelecer uma melhor interação (falante, leitor, escritor, ouvinte).

Ação- reflexão- ação- reflexão as atividades linguísticas. Incorpora á reflexão ás atividades linguísticas do aluno para ampliar a competência discursiva para as práticas de escuta, leitura e produção de texto.

Transcrição- exigem do aluno que as realiza atenção para garantir a fidelidade do registro e domínio das convenções gráficas da escrita. O que dizer e como dizer  já estão determinados pelo texto original.

Decalque- funcionam quase como modelos lacunados: as questões formais já estão definidas pelo caráter altamente convencionalizado dos gêneros, como nos requerimentos ou cartas comerciais. Paródias permite que o aluno se concentre no que tem a dizer.

Reprodução – envolve paráfrases, resumos permitem que o aluno ligue, em parte, liberado da tarefa de pensar sobre o que escrever, pois o plano do conteúdo já está definido pelo texto modelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com