TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“GÊNEROS E TIPOLOGIAS TEXTUAIS”

Por:   •  19/7/2017  •  Artigo  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS[pic 1]

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UEG DE PORANGATU

COORDENAÇÃO DE LETRAS

“GÊNEROS E TIPOLOGIAS TEXTUAIS”

Ingrid Andrade Marques

Porangatu/GO

Out./2012

INGRID ANDRADE MARQUES

“GÊNEROS E TIPOLOGIAS TEXTUAIS”

Pré-Projeto apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado, ministrada pela Prof.ª Esp. Maria Hilda e pela Profª Esp. Neusa como requisito parcial de avaliação bimestral.

Porangatu/GO

Out./2012

INTRODUÇÃO

È importante reconhecer que a maioria das pessoas enfrentam grandes dificuldades de se trabalhar com a leitura, pois sabemos a situação de nosso país. Em algumas cidades e escolas, por exemplo, não existem se quer uma biblioteca descente para o uso, tanto em pesquisas quanto a informação, evidentemente isso agrava tanto para os professores quanto aos alunos, tornando o acesso à leitura cada vez mais difícil, já que para obter informações o aluno tenta se virar utilizando outros métodos. Essas dificuldades devem ser encaradas não só pelos professores e alunos, mas por toda comunidade. Na maioria das vezes o professor limita o aluno em certas maneiras de escrever, o aluno começa desde o ensino fundamental e vai até o ensino médio, aprendendo e se limitando a escrever dissertações, o educador só se tem a preocupação em preparar o aluno para o vestibular.

Geralmente existem vários gêneros de textos, os mesmos não possuem a mesmas caras, por exemplo, existem: cartas, documentos, noticias, mas na maioria das vezes obtém o mesmo modelo. E é preciso que o professor tenta sair do seu limite, adotando novos métodos de aulas que influencie a leitura, e comece a trabalhar com métodos diferentes de textos, não só o tema de dissertação, no qual é visto como preparatório para vestibular,e sim trabalhando com cartas documentos, crônicas e outros. Pensando nisso elaboramos esse artigo com intuito de mostrar algumas diferenças entre tipologias e gêneros textuais como base na linha de alguns teóricos.

HIPÓTESES

Na busca por respostas, foi escolhido o Projeto Jaguatirica (PETI), da rede municipal de ensino e o Colégio Estadual Tomaz Martins da Cunha presentes na cidade de Porangatu-GO. Onde o projeto acontecerá.

Com o intuito de valorizar sempre a cultura trazida pelo aluno, qualquer que ela seja; e, a partir daí, fazê-lo entender a diversidade cultural. O professor precisa descobrir no aluno o leitor que ele é visto que dificilmente um aluno que chega ao ensino fundamental e desconhece inteiramente textos escritos, logo, ele traz alguma bagagem de leitura. Essa bagagem pode constituir o ponto de partida do professor.

JUSTIFICATIVA



Os textos as histórias divertem e encantam as crianças, logo contar histórias além de ser uma ótima forma fazer com que essas despertem o gosto pela leitura, também é uma maneira criativa de trabalhar ludicamente a tipologia textual, portanto, esse projeto se justifica por proporcionar diversão e conhecimento às crianças do projeto Jaguatirica e do Colégio Estadual Tomaz Martins da Cunha, possibilitando trabalhar com essas os diversos tipos de textos que formam as tipologias textuais.  Ao longo de todo projeto foram trabalhadas as seguintes tipologias: Historias em quadrinhos, conto,charges, narração, jornal, crônica, narração e fábulas.


PÚBLICO ALVO:

Alunos do Projeto Jaguatirica e do Colégio Estadual Tomaz Martins da cunha.


OBJETIVO GERAL


Trabalhar a tipologia textual de uma forma prazerosa, criativa e divertida por meio da contação de histórias para os alunos do projeto Jaguatirica do Colégio Estadual Tomaz Martins da cunha.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Fazer com que as crianças envolvidas no projeto tenham uma noção sobre o que é tipologia textual;
• Valorizar a prática de contar histórias;
• Despertar o gosto das crianças pela leitura;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com