TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÊNEROS TEXTUAIS

Trabalho Universitário: GÊNEROS TEXTUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

GÊNEROS TEXTUAIS

Basta sairmos pelas ruas que tão logo nos deparamos com uma infinidade de faixas, cartazes, anúncios, outdoors... Todos envoltos por um único objetivo: o de atrair a atenção do leitor mediante o ato comunicativo. O discurso apresenta-se de forma variada – divulgando um determinado evento, como por exemplo, um show, uma feira cultural, de moda, anunciando uma promoção referente ao comércio logístico, anunciando um produto que acabara de ser lançado no mercado. Enfim, vários são os objetivos traçados por parte do emissor, tentando persuadi-lo de alguma forma. Diante de tal finalidade discursiva, a linguagem, necessariamente, precisa não somente ser clara e objetiva, mas também, bastante atrativa. Para tanto, torna-se indispensável o predomínio de uma linguagem não verbal, uma vez que imagens tendem a ser mais chamativas e, conseqüentemente, contribuem para a concretização dos objetivos propostos. E, falando sobre linguagem, é essencial que saibamos sobre um aspecto bastante peculiar – a presença de alguns recursos estilísticos voltados para a conotação, ou seja, passíveis de múltiplas interpretações. Assim, metáforas, comparações, hipérboles, dentre outras, são indispensáveis. Analisemos, pois, um caso representativo:

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• A finalidade do gênero anúncio publicitário;

• os tipos de linguagem que o compõem;

• quais recursos o produtor desse gênero utiliza para produção de sentido;

• os suportes nos quais o gênero se realiza e as diferentes estratégias exigidas conforme a mídia.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá, necessariamente, já ter tido um primeiro contato com o gênero anúncio publicitário, mesmo informalmente.

O professor poderá oportunizar um contato mais significativo com o gênero a partir de uma roda de conversa na qual os discentes coloquem suas opiniões sobre a configuração do anúncio publicitário. Isso poderá ser feito a partir de diferentes suportes textuais nos quais o gênero foi realizado. Para tanto, o docente poderá pedir aos alunos que, na cidade, fotografem, com câmeras digitais, outdoors (um dos tipos de suporte do gênero anúncio publicitário) e levem o arquivo para a sala de informática a fim de apresentarem-no aos colegas.

O professor poderá também pedir que os discentes tragam para a sala de aula anúncios publicitários localizados em revistas e/ou jornais. Isso possibilitará um primeiro contato mais minucioso com o gênero, além da construção de muitas hipóteses sobre sua realização. Esse levantamento de hipóteses poderá, em momento posterior, ser confirmado ou refutado.

Estratégias e recursos da aula

• Laboratório de informática;

• data-show (opcional);

• atividades em duplas e grupos.

Aula 1

Atividade 1

A aula deverá ser realizada no laboratório de informática. Caso a escola não ofereça o local, o professor poderá trabalhar a aula, com as devidas adequações, na própria sala, utilizando o data-show.

Após a sensibilização inicial da constituição textual do gênero anúncio publicitário com os discentes (ver item Conhecimentos Prévios), o professor, no laboratório de informática, entregará aos alunos – que podem trabalhar em duplas – um handout, contendo a instrução para a aula:

1) Acessem os links abaixo e vejam com atenção os anúncios disponibilizados

Atividade 2

Observados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com