TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Discursivos

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Os gêneros apresentam suas especificidades, possuem estruturas e características próprias, no entanto eles são “relativamente estáveis” e não possuem estrutura fixa. Desse modo, os gêneros estão em permanente evolução, dependendo da necessidade de comunicação novos gêneros podem surgir como também desaparecer.

Para Bakhtin as formas de interação humana estão baseada na palavra, que nos comunicamos, falamos e escrevemos por meio de gêneros do discurso. Segundo Bakhtin os gêneros podem ser classificados em primários e secundários. Os primários definem nas situações comunicativas cotidianas. Os secundários aparecem em situações comunicativas mais complexas.

Sabe-se que o gêneros discursivos vão sofrendo modificações e a cada situação social dá origem a um gênero com suas características, levando em consideração as infinidade de situações comunicativas que só possíveis graças à utilização da língua, percebe-se também que são infinitos o gêneros.

Os gêneros desenvolvidos no âmbito artístico-literário estão sujeitos a transformações e evoluções. O steampunk por exemplo surgido a partir do cyberpunk, tem suas raízes nos romances de ficção científica.

Segundo a crítica literária, a ficção científica de origem ao gênero cyberpunk. A expressão cyber vem de cybernet, ou seja, cibernética que, para os gregos significava “a técnica de pilotar”. E a expressão punk surgiu especificamente na música, com a banda Ramones, o termo está associado ao pessimismo e crítica social.

Nas narrativas cyberpunk as personagens são frequentemente colocadas à margem da sociedade, trata-se de narrativas violentas com um discurso extremamente pessimista. O cyberpunk quanto steampunk tem elementos semelhantes, como o fato de ambos serem originários da ficção científica, mas cada um tem suas características únicas que permitem considerá-los como gêneros independentes.

As histórias na literatura steampunk, é ambientado em uma era industrial do século XIX, mostra uma realidade espaço temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis, com automóveis e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com