TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista Veja

Resenha: Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista Veja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Resenha  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

Gêneros Textuais ou Discursivos presentes na Revista Veja

Não é desde hoje que o homem sempre sentiu a necessidade de se comunicar com os seus semelhantes. Esta inter-relação entre povos e culturas faz-se necessária partindo do pressuposto de que o homem é um ser social, por isso, foram surgindo, desde a invenção da escrita alfabética, por volta do século VII a.C., diversas práticas comunicativas, que foram denominadas, ao longo do tempo pelos estudiosos do ramo, de gêneros textuais.

Os gêneros textuais variam desde um simples diálogo até uma tese cientifica, e por serem frutos de uma sociedade, são carregados de elementos que caracterizam o contexto em que são empregados. Segundo Marcuschi (2002) ”os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social”. Fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativas.

Na Revista Veja encontramos alguns gêneros textuais que são eles: a reportagem, que tem como objetivo proporcionar ao público leitor/expectador a interação com os fatos decorrentes da sociedade; o artigo de opinião tem por afinidade a exposição do ponto de vista acerca de um determinado assunto; a carta do leitor, o leitor tem a liberdade de expor sua crítica, apresentar seu elogio, expressar alguma dúvida e até mesmo sugerir algo acerca do assunto ora relatado; o anúncio publicitário tem um único objetivo o de atrair a atenção do leitor mediante o ato comunicativo, ele precisa ser claro e objetivo, mas também bastante atrativo; o editorial se caracteriza por expressar a opinião de um jornal ou revista em relação a um determinado assunto, aspecto que revela sua finalidade persuasiva, pelo fato de se atribuir a uma opinião coletiva, a autoria não é identificada; anúncio classificado possui uma característica que lhe é intrínseca, a persuasão, com, a finalidade discursiva pauta-se por divulgar algo, o objetivo é, realmente, persuadir o interlocutor com vistas a satisfazer tal pretensão; a entrevista possui uma finalidade em si mesmo - a informação, representados na pessoa do entrevistador e do entrevistado, cujo objetivo desse é relatar suas experiências e conhecimentos acerca de um determinado assunto de acordo com os questionamentos previamente elaborado por aquele.

Bullying na escola.

Nos últimos anos temos acompanhando com grande preocupação o número de casos com o chamado Bullying na escola, violência gratuita, mais frequentemente entre crianças e jovens em fase escolar.

Bullying tem o significado de valentão, é uma prática aonde o individuo passa sofrer perseguições por determinada pessoa ou grupo sofrendo agressões físicas ou psicológicas.

Dessa forma a criança ou jovem muitas vezes se sente ridicularizado por determinadas ofensas, tendo dificuldades até mesmo de se socializar com o meio onde convive.

Por tudo isso é necessário uma conscientização em relação ao Bullying nas escolas, é essencial que desde cedo aconteça uma ação preventiva nas escolas com o propósito de evitar o Bullying e suas conseqüências, também identificando vitimas e agressores para receberem tratamento psicológico.

O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Ele entrou em vigor em janeiro de 2009, mas só partir de 1º de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será prevista no Novo Acordo.

As principais mudanças ocorridas na Língua Portuguesa a partir da nova reformam ortografia foram:

• Acentuação dos ditongos das palavras paroxítonas;

Some o acento dos ditongos (quando há duas vogais na mesma sílaba) abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte).

As palavras oxítonas como herói, papéis, troféu mantêm o acento.

• Acento circunflexo em letras dobradas;

Desaparece o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)

• Acento agudo de algumas palavras paroxítonas;

Some o acento no i e no u forte depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas. Mas, se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua.

• Acento diferencial;

Some o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos). Não some o acento diferencial em pôr (verbo)/ por (preposição) e pôde (pretérito)/ pode (presente).Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.

• Acento agudo no u forte;

Desaparece o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos, como averiguar apaziguar, argüir, redargüir, enxaguar. As demais regras de acentuação permanecem as mesmas.

• Inclusão de letras;

Passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras “k”, “w” e “y”.

• Alterações limitadas a Portugal;

Desaparecem o c e o p de palavras em que essas letras não são pronunciadas.

• Eliminação do hífen em alguns casos;

O hífen não será mais utilizado nos seguintes casos:

1. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente.

2. Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas.

O hífen será mantido quando o prefixo terminar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com