TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação

Trabalho Escolar: História Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  10.418 Visualizações

Página 1 de 4

questoes pg. 39 Livro Historia da Pedagogia geral e do Brasil

Enviado por ErikaBMelo, set. 2013 | 4 Páginas (807 Palavras) | 9 Consultas

|

4.5

1

2

3

4

5

(1)

|

Denunciar

|

VOCÊ SABE O QUE QUER...

Envie

1. Levando em conta as discussões do capitulo introdutório, quais são as dificuldades de se fazer a historia das sociedades primitivas?

Os povos tribais não privilegiavam os acontecimentos da vida da comunidade, porque, para eles, o passado os remete aos “primórdios”, as origens dos tempos sagrados em que os deuses realizaram seus feitos extraordinários. Fazer história, nesse caso, e recontar os mitos, os acontecimentos sagrados que são reatualizados nos rituais, pela imitação dos gestos dos deuses. Não havendo assim fatos escritos, e sim o que descoberto pelos pesquisadores.

2. Em que sentido dizemos que a tribo constitui uma sociedade sem classes?

As sociedades tribais não tinham classes sociais e nenhuma relação de dominação de um segmento sobre o outro.As relações eram iguais na tribo. Onde os trabalhos eram comunitários, a terra pertencia a todos, e as funções eram divididas , não havia status.

3. De que tipo é o poder exercido pelo chefe e pelo feiticeiro?

Tinham a confiança dos demais , consideração e respeito, e prestigio. Em nenhum momento, no entanto, abusam dos privilégios para estabelecer a relação mando-obediência, ele não da ordem, mas é porta voz da comunidade.Ele apaziguava os conflitos individual ou familiar na tribo, seguindo o bom senso e o costume da tribo.

4. Explique a natureza da educação tribal usando os seguintes conceitos mítico, espontâneo, difuso e integral.

A educação na sociedade tribal,diferentemente das sociedades é transmitida espontaneamente e naturalmente para todos. A sociedade tribal sempre foram ritmos de força externas onde o modelo difuso de sua educação responsável pela transmissão de seus valores,costumes e crenças de sua cultura foi agredida. As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos em atividades diarias e nos rituais. E são cuidados com paciência pela sua fase da infância, e aprendem os mitos dos ancestrais, e adquirem conhecimentos e desenvolve aguda percepção do mundo e aperfeiçoa suas habilidades. A formação é integral, abrange todo saber da tribo. O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, pois os relatos aprendidos.

5. Em que circunstâncias surge a necessidade da educação formal, ou seja, da escola?

As transformações técnicas e o aparecimento das cidades em decorrência da produção excedente e da comercialização alteram as relações humanas e o modo de sua sociabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com