TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Paraná: Relações socioculturais da pré- história à economia cafeeira

Por:   •  23/8/2018  •  Abstract  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, CURSO DE PEDAGOGIA


ALUNA:NEIVA REIMERS     RA 92311










História do Paraná: relações socioculturais da pré- história à economia cafeeira.




















MARINGÁ

2018

NEIVA REIMERS                RA92311












História do Paraná: relações socioculturais da pré- história à economia cafeeira.








Trabalho acadêmico, apresentado à disciplina História do Paraná: relações socioculturais da pré- história à economia cafeeira. Do curso de pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, sob a orientação da Prof.ª Lúcio Tadeu Motta, para efeitos de avaliação semestral.










MARINGÁ 2018

Faça uma pequena descrição, de 20 linhas, sobre o processo de emancipação da Província do Paraná.

A emancipação do Paraná teve seus início em 1811 quando Pedro Joaquim Correi de Sá tinha por objetivo de ser capitão, sendo assim foi a corte do rio de janeiro para tentar a emancipação, mas não teve êxito. A segunda tentativa ocorreu em 1821 quando alguns defensores que queriam a emancipação e retomaram a luta chamado “Conjura Separatista” no entanto, Juiz Antonio Azevedo Melo e Carvalho não atendeu ao apelo de Bento Viana.

Em 1835 ocorreu um fato que foi importante para a autonomia do Paraná. Os liberais do Rio Grande do Sul entraram em confronto com a republica a chamada guerra dos farrapos e os liberais de Minas Gerais e de Rio de Janeiro se juntaram a eles. Mas os liberais da quinta comarca de Curitiba que eram liderados pelo Barão de Antonina não se juntaram ao movimento e então o governo imperial negociou a emancipação do Paraná. E em 2 de agosto de 1853 conseguisse a emancipação da província do Paraná e a instalação oficial ocorreu em 19 de dezembro de 1853 com a pose do primeiro presidente Zacarias de Goes e Vasconcelos a capital foi instalada em Curitiba.

Com base na leitura realizada elabore um texto de 30 linhas explicando a formação do povo paranaense.

O Paraná vem sendo habitada cerca de 9. 000 anos pelos extrativistas os Humaitá, os umbu os sambaqui, os indígenas com os Guarani os xeta, Kaingang, Xokleng.

No século XVI ocorreu a chegada dos primeiros europeus, em seiscentos chegaram os portugueses na região, houve também a instalação de alemães em Rio Negro em 1828, os franceses em 1847, estes povos vieram para cá para ocupar lugares vazios, mas com o a época era um período provincial estas pessoas deixam de ser a ocupação de lugares inabitados e passam a trabalhar de forma assalariada.

De 1875 a 1877, um grande números de colônias de alemães italianos e poloneses em se instalam em volta de Curitiba, também houve instalação de franceses suíços e ingleses mas em menor quantidade Ha uma marca muito forte da imigração que foi deixada no Paraná. O povo paranaense e formado por portugueses, alemães, negros, italianos poloneses índios ucranianos e mais alguns grupos de raças diferenciadas.

Explique qual foi a principal atividade econômica que impulsionou a ocupação da região conhecida como Norte Velho do Paraná.

O comercio das populações se dava com as cidades paulistas de Faxina, Itapetinga e Sorocaba e as relações comerciais de São Paulo levaram para esta região novos moradores que fundaram cidades do norte e estes povos diferentemente da região dos campos gerais que era voltada apenas para a pecuária dedicaram se então também a agricultura e a criação de porcos no começo foram grande as dificuldades de sobrevivência e os produtos da agricultura, como milho, feijão, mandioca, não tinham valor comercial  também não havia o escoamento da produção devido a  falta de estradas.

No final do século XIX e começo do século XX a economia começou a mudar com a chegada da estrada de ferro e com a exportação da produção de porcos para os frigoríficos de São Paulo e com isto começou a expansão de suínos  e então os suinocultores se expandiram por toda a região e a suinocultura se tornou uma atividade dominante e consistia na plantação de milho  em terras próprias ou alugadas e quando estavam pronta soltava-se os porcos magros para que engordassem e assim saiam prontos para o abate.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com