TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  24/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA -DOURADOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA INDIVIDUAL

AURENI FERREIRA RODRIGUES RA:

                   

     PNAES: FERRAMENTA INDISPENSAVEL PARA OS ESTUDANTES DE BAIXA RENDA.

DOURADOS / MS

02/05/2016

  Tema: A importância do Lúdico na educação infantil (quatro a cinco anos).

De acordo com Vygotsky (1991), a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cujo, a natureza é a origem especifica, são elementos essenciais para construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se encontra.

Lúdico é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as crianças envolvidas. O conceito de atividade lúdica está relacionada ao ludismo, ou seja, atividades de aprendizagem relacionadas com jogos e com o brincar.

      Justificativa:

Os resultados benéficos desta pesquisa serão a fim de encontrados na literatura sobre a relação entre o brincar na infância e o desenvolvimento do aprendizado das crianças através da ludicidade. Obtendo assim argumentos científicos que possa embasar a agregação de brincadeiras no ambiente escolar como métodos pedagógicos de ensino.

O brincar é composto por vários elementos, a estrutura, que seria começo, meio e fim, os meios, e os fins, ou seja, como brincar e o porquê daquela brincadeira, o conteúdo, as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico, surgindo então às ações e reações daqueles que brincam, educando e educador, causando consequentemente o aprendizado de forma dinâmica e divertida.

A criança que brinca é mais alegre, mais transparente no seu dialogo, tem facilidade com a comunicação, dentre outros pontos positivos que acarretam no desenvolvimento, até na fase adulta, tornando-se totalmente um ser humano agradavelmente sociável. Como esse foco de pensamento, consideramos necessário nos informar, estudar e se aprofundar no conhecimento, causa, de qual a importância do aprender através de brincadeiras lúdicas, temos como meta pesquisar a posição significativa do lúdico dentro da sala de aula, com crianças de quatro e cinco anos de idade.

No livro A Arte de Brincar e Desenvolvimento da Criança através do Brincar, de Adriana Friedmann, o brincar revela-se em toda a sua complexidade, opera a interpretação entre o real e o irreal, oferece a experiência ao sujeito criança ou adulto de ser o imaginado concentrando toda sua atenção para aquela atividade, para o presente e para o relacionamento com os outros participantes. Brincar é fundamental para quem precisa a todo o momento, construir e transformar sua experiência de si, ou seja, todos nós, conforme afirma Friedmann (1996).

Já Celso Antunes, afirma que jogos na educação infantil são contribuições pedagógicas do jogo e do ato de brincar que partem de um dialogo ou relação prática pedagógica e o envolvimento do lúdico na sala de aula é um compromisso de toda a comunidade escolar. O relacionamento um com outro, a formação de equipes, favorecerá a criança a ser uma pessoa agradável perante a sociedade, com o dialogo na aprendizagem a autonomia moral e intelectual estará sempre presente em seu currículo escolar, no aspecto sócio afetivo.

O aprendizado através do lúdico com crianças de quatro a cinco anos de idade, tem como proposta aproximar crianças umas das outras, usa-se o raciocino de forma diferente, o aprender fica mais dinâmico, atraente e divertido e facilmente ficará guardado nas memórias.

      Problema:

        Existem evidencias cientificas da importância do brincar na infância, como possibilidade para o aprendizado e a sua interação com os outros da sociedade através da ludicidade? Segundo grandes estudiosos o lúdico é uma ferramenta importante para ser agregada ao ensinar, e ao aprender, Vygotsky é um desses defensores do aprendizado lúdico.

        O ato de brincar faz parte do mundo das crianças, desse modo às brincadeiras o brinquedo e o jogo, são exercícios fundamentais para a evolução das crianças, o ato de brincar é sinônimo de alegria, a vontade de aprender brincadeiras novas descoberta o interesse pele novo, a vontade de aprender.

A formula vital para uma infância sadia é um aprendizado com significado, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança como também ensinar os hábitos necessários ao seu crescimento.

O brincar vai desde a sua prática livre até uma atividade dirigida, com regras e normas. Os jogos são ótimos para desenvolver o raciocínio lógico, e também para o desenvolvimento físico, motor, social e cognitivo, e atualmente a aplicação desta nova maneira de transmissão de conhecimento é até mais fácil pelos recursos e metodologias disponíveis para o professor (VYGOTSKY, 1987).

Temos consciência que apesar das brincadeiras lúdicas serem comprovadamente importante para o desenvolvimento de uma criança de quatro a cinco anos de idade, nem sempre está presente nas instituições que se dispõe a atender essa faixa etária, pois são poucos os profissionais interessados a brincar ou direcionar brincadeiras ás crianças para que as mesmas obtenham mais interesse pelo aprendizado. Compreendemos que alguns profissionais se atentam muito em cumprir com seus planos de aulas, deixando de lado as atividades lúdicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com