TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inocência. Autor da obra: Visconde de Taunay

Resenha: Inocência. Autor da obra: Visconde de Taunay. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Resenha  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 3

Título da obra: Inocência

Autor da obra: Visconde de Taunay

Alfredo d’Escragnolle Taunay nasceu em 1843 no Rio de Janeiro . Estudou no Colégio Pedro II e se formou em letras no ano de 1858. Cursou a escola militar, onde em 1863 formou-se em Ciências Naturais e Matemática . E também foi um professor, escritor, historiador e sociólogo. Participou da guerra do Paraguai (1864-1870) depois entra para o magistério, lecionou no Colégio Militar. Segue sua carreira politica e torna-se deputado da província de Goiás no ano de 1872, e em 1876 é nomeado presidente da província de Santa Catarina, cinco anos depois é nomeado deputado da província de Santa Catarina. E em 1886 foi Senador do Império. E 1889 recebeu de Dom Pedro II titulo de visconde de Taunay, e vem a falecer em 1899.

Suas obras foram:

A Retirada da Laguna, diário de guerra, 1871

Inocência, romance, 1872

Lágrimas do Coração,

Manuscrito de uma Mulher, romance, 1873

Ouro sobre Azul, romance, 1875

Amélia Smith, drama, 1886

No Declínio, romance, 1889

O Encilhamento, romance, 1894

A obra “inocência” de Visconde de Taunay foi publicada em 1872, esta é uma das principais obras do romantismo no Brasil.

Resenha critica:

Inocência

O livro Inocência de Visconde de Taunay é um romance proibido onde o autor leva em conta as suas experiências vividas no sertão do Brasil, e que relata a historia de dois jovens do sertão de Mato Grosso na cidade de Paranaíba. Escrito em 1872, dividido em trinta capítulos e um epilogo, onde primeiramente foi publicado em jornais em forma de folhetinhos.

Cirino um viajante, curandeiro, encontra Pereira em Sant’Ana do Paranaíba, que o convida a ficar um tempo em sua casa, para cuidar de sua filha Inocência, que esta a tempos muito doente. Chegando lá Cirino visita Inocência e começa a tratar de sua doença e fica admirado com sua beleza e ingenuidade. Cirino com o tempo vai ganhando a confiança de Pereira, onde conta a ele que sua filha esta comprometida a Manecão. Mas mesmo assim Cirino mantém o interesse em Inocência, tendo que esconder dele e de tico seu criado. Numa noite bate na porta da casa de Pereira Meyer e seu ajudante e trazem junto com eles uma carta de recomendação de seu irmão Chiquinho que não o via a muito tempo, sendo assim Pereira hospedou Meyer em sua casa e o apresentou a Inocência que despertou o encanto de Meyer.

Meyer começa a desenvolver suas pesquisas em busca de novas espécies de insetos e plantas, onde Pereira não o perde de vista por desconfiança em que ele queria algo a mais com sua filha. Porém Pereira não imaginava que quem estava apaixonado por Inocência era Cirino, que desesperado aproveitou a oportunidade e foi escondido ao encontro de sua amada. Tico começa a desconfiar e escondido encontra os dois juntos.

Cirino e Inocência não sabendo mais o que fazer resolvem pedir ajuda a Cesário que é tio de Inocência. Cirino viaja até a fazenda de Cesário e conta pra ele sobre o amor dos dois, pediu a sua ajuda e fica aguardando a resposta durante oito dias na cidade de Sant’Ana. Enquanto isso Manecão chega na casa de Pereira e descobre que Inocência não quer se casar com ele e que prefere a morte do que ficar sem Cirino, pois Tico conta tudo o que viu e Manecão que vai em busca dele para mata-lo como combinou com Pereira. Manecão encontra Cirino e o mata. Após dois anos depois da morte de Cirino e Inocência Meyer foi reconhecido por sua nova descoberta “Papilo Innocentia” que recebeu esse nome em homenagem a Inocência.

O texto contém uma linguagem culta e com alguns trechos regionais dos personagens, ficando mais difícil a compreensão do livro. A história de amor entre Inocência e Cirino surpreende por acabar com um final trágico e demonstrar que nem tudo na vida acaba com um final feliz.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »