TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interpretação do poema Artimanhas de um gasto gato

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  1.209 Visualizações

Página 1 de 2

a) Destaque exemplos de neologismo (invenção de palavras) e discorra sobre sua importância no poema.

Gatografia que seria uma escrita do gato. Nós seres humanos nos expressamos através da escrita, e como o gato não escreve ele tem as suas artimanhas para se expressar, como por exemplo, ao arranhar ele se expressa, deixando impresso uma escrita, a sua escrita, uma gatografia.

Hipopota como feminino de hipopótamo, mas como hipopótamo é um nome epiceno seu feminino seria hipopótamo fêmea.

Hopogato sendo uma mistura de gato com hipopótamo, um animal com características do outro.

Arco-irisado que seria uma espécie de impressão deixada pelo gato, que ao pular entre montanhas seu salto faz o desenho de um arco-íris, uma marca impressa.

A importância dos neologismos nesse poema, é que essas palavras se não fossem inventadas, teriam que ser usadas em forma de expressões, ou com explicações, o que faria com que o leitor perdesse o rumo da leitura. Ao formar esses neologismos, a autora consegue expandir o sentido da palavra, indo além do que está escrito.

b) A autora fala da linguagem (do gato, mas também da linguagem do poeta) e, em especial, o papel do ser humano em nomear os seres. Que verbo sintetiza a opinião da autora sobre o ato de nomear?

Fingir, no trecho “fingindo nomear” onde a autora expressa sua opinião sobre o ato humano de nomear todo que existe, sendo que independente de ter um nome ou não, conhecer o nome ou não, aquilo existe, e é isso que importa.

c) Ela questiona sobre o nome gato nos versos “e o nome do gato?/ J. Alfred Prufrock? J. Pinto Fernandes?” Sabendo que J. Pinto Fernandes é um nome que aparece no poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, nomear, escrever, desenhar são ações de que tipo: reais ou ficcionais? Afinal, o que é literatura na concepção dada pela poetisa?

São ações ficcionais, pois não basta nomear, escrever, desenhar se isto não tem um sentido para o próximo, se isso não ultrapassa a barreira de simplesmente estar impresso, deve ser entendido, sentido e interpretado.

A literatura para a autora é feita através de um autor que se comporta como um gato: o autor usa da intertextualidade “roubando” discretamente como uma artimanha felina; deixa impressa a sua marca no leitor com a sua escrita, assim como o gato deixa impressa a sua marca ao arranhar; leva suas palavras por onde passa deixando impressa a sua mensagem, assim como o gato que vai saltando de um lugar ao outro deixando sua marca.

Referencias bibliográficas

http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=16113

http://www.portugues.com.br/gramatica/hiperonimia-hiponimia.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com