TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO SOBRE O POEMA ARTIMANHAS DE UM GASTO GATO, DE ANA CRISTINA CESAR

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO SOBRE O POEMA ARTIMANHAS DE UM GASTO GATO, DE ANA CRISTINA CESAR

A autora faz jogo de palavras, recorre à intertextualidade explícita, cria neologismos, faz da metalinguagem um tema. Diante disso, vamos aprofundar um pouco mais nossa leitura:

a) Destaque exemplos de neologismo (invenção de palavras) e discorra sobre sua importância no poema.

São exemplos de neologismos: gatografia, hipopotas, hopogato, hiponímico e arco-irisado.

A palavra gato, que tantas vezes aparece no texto, pode admitir vários significados, entre eles, uma referência aos gatos de T. S. Eliot (tipos da sociedade inglesa satirizados nos poemas desse poeta, os quais foram reunidos no livro Old Possum’s book of practical cats). Por essa perspectiva, gatografia seria uma descrição das pessoas da sociedade inglesa retratadas nos poemas de Eliot.

Outro significado que poderia ser atribuído à palavra gato é o da palavra grega "ortho" que significa: direito, certo, correto. Assim os três primeiros versos do poema ficariam: "Não sei desenhar direito/ Não sei escrever direito/ Não sei ortografia..."

A palavra hipopotas é um neologismo criado pela autora para o hipopótamo fêmea, em alusão a poemas semelhantes ao poema "The Hipopótamus" (“O hipopótamo”) que foi também escrito por T. S. Eliot.

Hopogato (ou hipogato - não sabemos se a grafia está correta) seria um animal que é parte hipopótamo e parte gato. Parece ser a forma que a autora encontrou para tornar o gato mais competitivo e menos ameaçado em relação aos hipopótamos que são animais maiores e mais robustos.

Hiponímico parece ter se originado das palavras hipo (do grego hipo): posição inferior, escassez; e nímio (do latim nimiu): excessivo, exagerado, sobejo. Significaria, portanto, "menos excessivo".

Já a palavra "arco-irisado" (do verbo fictício arco-irisar) significaria: dar a alguma coisa (o salto, no caso) a forma e as cores do arco-íris.

b) A autora fala da linguagem (do gato, mas também da linguagem do poeta) e, em especial, o papel do ser humano em nomear os seres. Que verbo sintetiza a opinião da autora sobre o ato de nomear?

Arco-irisar, flexionado no texto como "arco-irisado" (o único neologismo presente no texto que é um verbo). Arco-irisar, como foi dito na questão anterior, seria o ato de dar a alguma coisa a forma e as cores do arco-íris. Assim, esse verbo é o que melhor expressa o papel do ser humano em nomear os seres, uma vez que essa palavra é usada no texto para tornar uma coisa abstrata (o salto) em algo concreto, perceptível através do sentido da visão (o caminho percorrido pelo gato, com a forma e as cores do arco-íris).

c) Ela questiona sobre o nome gato nos versos “e o nome do gato?/ J. Alfred Prufrock? J. Pinto Fernandes?” Sabendo que J. Pinto Fernandes é um nome que aparece no poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, nomear, escrever, desenhar são ações de que tipo: reias ou ficcionais? Afinal, o que é literatura na concepção dada pela poetisa?

Nomear, escrever e desenhar são ações ficcionais, pois por mais que se tente não é possível representar toda a complexidade de um ser através de um nome, um texto ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com