TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do poema - Gasto gato

Por:   •  17/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTAS , RESPOSTAS E APROFUNDAMENTO DO POEMA:

"ARTIMANHAS DE UM GASTO GATO"

AUTORA:  ANA CRISTINA CESAR.

A autora faz jogo de palavras, recorre à intertextualidade explicita, cria neologismos, faz da metalinguagem um tema. Diante disso, vamos aprofundar um pouco mais nossa leitura:

A) Destaque exemplos de neologismo e discorra sobre sua importância no poema.

De todos os neologismos, a que mais chama atenção seria a "gatografia". É a primeira que encontramos no poema e também a mais fácil de deduzir seu sentido de linguagem dos gatos ou até mesmo me atrevendo e recorrendo ao neologismo - "gatês".

Não poderia passar despercebido "hipopotas", "hopogato", "hiponímico". Todos estes neologismo são utilizados pela autora para conferir ao poema o sincronismo necessário e enxergar no contexto do poema novos caminhos para o seu entendimento.

Impossível não sentir curiosidade com os neologismo utilizados  e aonde ele pode nos levar para entender o sentido do poema.

B) A autora fala da linguagem  (do gato, mas também da linguagem do poeta) e, em especial, o papel do ser humano em nomear os seres. Que verbo sintetiza a opinião da autora sobre o ato de nomear ? 

Vemos em todo o poema uma descrição do modo de agir dos felinos. Vemos comparativos a atitudes humanas também, dentre elas escrever e dar nomes.

Quando realizamos este ato de escrever e dar nomes é como que saltar para um novo mundo de maneira calculada ou não e de qualquer maneira assumimos o risco que a atitude de "saltar". O ato de dar nomes sintetizado neste verbo, muito belo , criativo e inteligente por parte da autora.

C) Ela questiona sobre o nome gato nos versos "e o nome do gato?/ J. Alfred Prufrock ? J. Pinto Fernandes?" Sabendo que J. Pinto Fernandes é um nome que aparece no poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, nomear, escrever, desenhar são ações de que tipo: reais ou ficcionais ? Afinal, o que é literatura na concepção dada pela  poetisa ?

Como um gato que salta aqui e acolá, procurando e observando o melhor momento para tomar sua ação e assumindo os riscos a autora deixa claro que na sua concepção que literatura é fazer intertextualidade.

Ela se vale de métodos ficcionais para descrever os seus sentimentos e descrever os personagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com