TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do poema “Artimanhas de um gasto gato” , de Ana Cristina Cesar, retirado do livro “Inéditos e dispersos''

Por:   •  22/5/2016  •  Monografia  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

MARTHA ELEONORA JURKIEWICZ LEIROS RUMBELSPERGER   RA 1405582

POLO

TERESÓPOLIS

2015

MARTHA ELEONORA JURKIEWICZ LEIROS RUMBELSPERGER   RA 1405582

ESTUDOS DISCIPLINARES VII

Trabalho de grupo referente à cadeira de Estudos Disciplinares VII, do curso de Letras / Inglês apresentado à Universidade Paulista – UNIP.  

Orientadora Ana Maria Machado da SIlva

TERESÓPOLIS

2015

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar o poema “Artimanhas de um gasto gato” , de Ana Cristina Cesar, retirado do livro “Inéditos e dispersos”.

Palavras-chave: análise, gato, Ana Cristina Cesar.

ABSTRACT

        The present work aims to analyze the poem “Artimanhas de um gasto gato”  by Ana Cristina Cesar, taken from the book  “Inéditos e dispersos”.

Palavras-chave: analisys, cat, Ana Cristina Cesar.

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        

2  DESENVOLVIMENTO        

3  CONSIDERAÇÕES  FINAIS        

4  REFERÊNCIAS        

1  INTRODUÇÃO

Este  trabalho atende à exigência da cadeira Estudos Disciplinares VII, curso de Letras/Inglês, ministrada pela professora Ana Maria Machado, e tem por objetivo analisar o poema “Artimanhas de um gasto gato” , de Ana Cristina Cesar, retirado do livro “Inéditos e dispersos”.

2  DESENVOLVIMENTO

  
         a) Destaque exemplos de neologismo (invenção de palavras) e discorra sobre sua importância no poema.

R:  Os neologismos presentes neste poema são “gatografia” = escrita do gato, “hopogato” = hipopótamo e gato e “arco-irisado” = com efeito de arco-íris. A importância dos neologismos empregados no poema partem da necessidade de a autora criar imagens especiais, valendo-se do conhecimento prévio do leitor, que assume-se conhecer as palavras “gato”, “grafia”, “arco-íris” e “hipopótamo”, assim compreendendo a ideia sugerida pela autora (“escrita de gato” , um misto de hipopótamo e gato e o efeito de arco-íris). A poetisa tem como intenção criar um cenário imagético fora do comum.

b) A autora fala da linguagem (do gato, mas também da linguagem do poeta) e, em especial, o papel do ser humano em nomear os seres. Que verbo sintetiza a opinião da autora sobre o ato de nomear?

R: A poetisa frisa palavras como grafia e usa, ainda, o termo hiponímico, que se refere a nomenclatura de cada parte de um todo. No entanto, ela cria vocábulos, de forma a criar imagens incomuns e transforma o gato (e o nome do gato) em várias outras possíveis identidades. Tendo esta análise como base de observação, pode-se dizer que o verbo escrever sintetiza a opinião da autora sobre o ato de nomear. Nomear é, ao mesmo tempo, escrever e criar o mundo ao seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (209.7 Kb)   docx (96.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com