TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Docência analise dos 13 textos

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 8

REFLEXÕES REFERENTES AOS  13 TEXTOS


  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

  1. EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

A carta da tribo mostra o que acontece também em nossa sociedade: às vezes temos um tipo de educação que não nos prepara para a vida, somos inseridos em uma luta de classes, somos educados para mandar ou obedecer, sem levar em consideração que todos podem e devem contribuir para o bem coletivo e não só de um grupo específico. Pois a educação é todo conhecimento adquirido com a vivência em sociedade, em qualquer patamar social. Conclui-se que a educação não está atrelada diretamente em si ou a um espaço físico de um prédio, ela dá sinais de sua existência desde o nascimento do indivíduo e se constrói no decorrer de sua vida: em casa, nos parques, na comunidade, com grupos de amigos; tais vivências propiciam situações de trocas que são sem dúvida favorável para que a educação aconteça e desenvolva cidadãos mais críticos e participativos na construção de uma sociedade mais justa.

  1. FAX DE NIRSO

Uma boa comunicação e uma escrita clara podem ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, porém, também é necessário ter um perfil profissional. No caso de "Nirso" se ele agregasse a este perfil, o aperfeiçoamento da fala e da escrita, certamente suas oportunidades de negócio seriam ampliadas. A educação escolar é base da formação de qualquer indivíduo, profissionais com o perfil de “Nirso”, com o aperfeiçoamento através de uma faculdade poderia tornar-se um profissional brilhante. Organizações orientadas para o sucesso, comprometidas com suas marcas querem profissionais com boa formação acadêmica e técnica, mais uma vez a educação se faz necessária no processo do crescimento profissional, entretanto, é inegável que sem talento, o diploma será mais um adorno emoldurado na parede.

  1. A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

Em qualquer relação ouvir o outro é importante, numa relação cuja missão é educar, o ouvir é condição básica para que um canal se faça e permita a construção de uma ponte que leva para um lugar essencial da educação: o diálogo. Dar oportunidade de se expressar, julgar, concluir é também dar a este indivíduo a chance de integrá-lo a sociedade, de se fazer participativo, disseminador de ideias.

A docência deve ter uma base, porém não deve tirar o direito de opção dos alunos, de concordar ou discordar de fatos que são apresentados em sala de aula, devemos ser receptivos para novas ideias e pontos de vista, sem qualquer forma de julgamento ou preconceito.

  1. UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

A ética pode e deve ser incorporada pela sociedade sob a forma de uma atitude diante da vida cotidiana, ela deve ser praticada para que se possa construir uma sociedade minimamente habitável. Devemos sempre estar atentos a isso em nosso cotidiano não burlando as regras estabelecias em nossa sociedade, como por exemplo, jogar papel no chão, colar na prova, oferecer dinheiro em troca de algum benefício, todos esses comportamentos podem se facialmente identificados em nossa rotina, quase como se fizessem parte da cultura brasileira. .A falta de ética prejudica a todos, porém as classes menos favorecidas são as que mais são prejudicadas, acentuando ainda mais a desigualdade e a injustiça. A falta ou a quebra da ética significa a vitória da injustiça, da desigualdade, da indignidade, da discriminação. Os mais prejudicados são os mais pobres, os excluídos. O fato é que, em nosso país, assistimos a uma degradação moral acelerada, principalmente na política, tal situação motiva uma reação ética dos cidadãos conscientes de sua cidadania. Ser um cidadão ético engloba um conjunto de ações justas e corretas e devemos sempre nos colocar no lugar do outro e nunca agir de maneira que não gostaríamos que agissem conosco.

  1. A FOLHA AMASSADA

Um professor primeiramente é um exemplo, sua influência muda a vida de seus alunos (isto já é um fato) depende de nós escolhermos o quão bom e positivo pode ser nossa presença na vida de tantas pessoas.

Ter paciência e compreensão para identificar as necessidades de cada aluno e não simplesmente rotula-los como baderneiros ou qualquer título pejorativo. Muitas vezes é preciso apenas um bom exemplo, alguém para conversar e mostrá-los em uma linguagem a qual eles entendam que existem várias maneiras de se resolver problemas.

Devemos incentivar as nossas crianças e adolescentes a pensar antes de agir, e que, agir no impulso, muitas vezes causa consequências irreversíveis, não só com marcas físicas, mas principalmente emocionais.

  1. A LIÇÃO DOS GANSOS

Precisamos um do outro até mesmo para aprender. Em tudo temos que agir como equipe, para uma boa convivência, organização social e principalmente se quisermos evoluirmos com nossos objetivos pessoais e como comunidade.

Isso também se encaixa no papel dos educadores. Assumir a responsabilidade de guiar o crescimento de alguns, sendo também aquele que acompanha os que caem ou se desviam do caminho e ao mesmo tempo saber abrir mão da liderança e passar a ser apenas coadjuvante, quando necessário, para o bem do grupo.

 O educador tem a responsabilidade de não só guiar seus alunos, mas principalmente prepará-los para assumir a liderança de suas vidas, ensinando a se tornarem líderes com sabedoria. Assim fazendo com inteligência e cuidado a transição de líder para incentivador.

  1. ASSEMBLEIA NA CARPINTARIA

Em todos os lugares temos que conviver com pessoas de todos os tipos, diferentes em vários aspectos como etnias, crenças e muitas outras características que se chocam umas com as outras.

Concentrados apenas nos defeitos daqueles que nos rodeiam é fácil entrarmos em atritos e logo nos separarmos, mas é preciso que quebremos esse ciclo de julgamentos e nos concentremos nas qualidades individuais que se somadas fazem coisas incríveis.

Se todos se apoiassem e se unissem a uma coisa maior visando o benefício não só de alguns, conseguiríamos mostrar e apreciar as qualidades de todos, assim juntos melhorando a vida uns dos outros.

  1. COLHERES DE CABO COMPRIDO

A diferença entre o sucesso e o fracasso é sabermos cooperar entre si, aprender a trabalharmos em grupo e a colaborar com o próximo. Tal cooperação facilita muitas atividades que em primeira mão parecem ser impossíveis.

 Essa lição deve ser trabalhada desde cedo com as crianças, ensinado a elas que é necessário pedir ajuda quando precisamos, e que isso é normal. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza mas sim de coragem, admitirmos que não estamos conseguindo seguir em frente e queremos aprender como fazer é tão necessário quanto saber quando o próximo precisa de ajuda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com