TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA NA CLASSE

Resenha: LEITURA NA CLASSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Resenha  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

LEITURA EM SALA DE AULA

Trabalhar a leitura em sala de aula é um grande desafio para qualquer professor. Hoje as crianças encontram muitas outras opções, que segundo elas são mais prazerosas do que a leitura: televisão, vídeo game, internet, brincar de bola com os amigos, passear no shopping, dentre outros exemplos. Porém esta é uma visão que precisa ser mudada, mas não será de um para o outro, é lenta e gradual. É uma educação em conjunto família e escola. A criança precisa ser estimulada tanto pelos pais, que leem para a criança, até em sala de aula, onde o professor é o motivador a descobrir um novo mundo e soltar a imaginação através de um bom livro. É necessário o incentivo a cultura da leitura e somente um esforço em conjunto isso será possível.

O professor ao tomar conhecimento da realidade de seus alunos, procurará estimular esta leitura, fazendo ele primeiro uma bela leitura, aquela que despertará o prazer em seus alunos, pois é muitas vezes por meio de leitura que a criança solta a imaginação e aventura-se em um mundo só seu. Ao dar margens a essa imaginação a criança desenvolverá habilidades voltadas a interpretação textual, a linguagem oral e escrita. Como bem coloca Ruben Alves:

“Isto é verdadeiro também sobre aprender a ler. Tudo começa quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. É a história. A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras: quando alguém lê e a criança escuta com prazer. A criança volta-se para aqueles sinais misteriosos chamados letras. Deseja decifrá-los, compreendê-los – porque eles são a chave que abre o mundo das delícias que moram no livro! Deseja autonomia: ser capaz de chegar ao prazer do texto sem precisar da mediação da pessoa que o está a ler.”

A leitura funciona como um libertador, pois aquele que lê, imerge no livro, entrelaça-se a ele e o único limite será a imaginação do próprio leitor. É por meio de leitura que se tem uma visão do mundo, que se formulam hipóteses e constroem-se conhecimentos.

Contudo até chegar neste nível, o professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental precisa desenvolver toda a sua criatividade, para estimular os alunos a terem prazer em ler. Antes de qualquer coisa é preciso conhecer o aluno e seus níveis de desenvolvimento, para que a leitura esteja dentro de sua realidade, pois não tem coisa pior do que uma leitura que não é interessante e é simplesmente uma obrigação

Enquanto isso, para inspirá-lo, deixo abaixo “10 maneiras de incentivar a leitura”. Para não falar muito e atrapallhar possíveis respostas de comentário, escrevi apenas dicas mais gerais. Boa leitura e bom comentário!

1. Leia histórias variadas – quanto mais as crianças têm contato com a leitura, em geral, mais fácil será a integração desta em sua vida cotidiana. Cada história traz um novo mundo e o contato com a variedade pode propiciar o interesse com maior eficácia.

2. Incentive o amor por rimas e cantigas – pode parecer estranho, mas o trabalho de incentivo à rimas e cantigas propicia o amor da criança pelas palavras. Quanto mais a criança “brincar” com as palavras, mais irá gostar delas. Além disso, cantigas e rimas treinam a memorização e a consciência fonológica.

3. Demonstre prazer na leitura – quando fazemos algo por prazer, é muito mais fácil transmitir para outra pessoa. Se você leu uma história ou artigo que gostou muito, conte à criança, para que ela possa perceber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com