TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exclusão de Alunos com dificuldades de leitura e escrita da 3ª classe por parte do professor

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.958 Palavras (28 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 28

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MAGISTÉRIO PRIMÁRIO DE BENGUELA

EXCLUSÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA DA 3ª CLASSE POR PARTE DO PROFESSOR

Autores:

 Abel Kúpua

 Amélia Pais da Fonseca

 Armando Domingos Carlitos

Tutor:Bernardo Vidal Ferreira

Benguela, Novembro 2017

EXCLUSÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA DA 3ª CLASSE POR PARTE DO PROFESSOR

Autores:

Abel Kúpua nº 01

Amélia Pais da Fonseca nº04

Armando Domingos Carlitos nº06

Tutor: Bernardo Vidal Ferreira

Cotutor: Guilherme Caluquembe

PENSAMENTO

“Ler não é caminhar e nem voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo, é perceber a conexão entre o texto e o contexto e como vincula com o nosso contexto”.

Paulo Freire

AGRADECIMENTO

Existem inúmeras pessoas a quem devemos reconhecer a força imensa no trajecto até a conclusão do presente trabalho. Agradecer é correr o risco de esquecer, todas e todos aqui mencionados.

Na impossibilidade de citar todos os nomes, agradecemos:

Deus - presente nos bons e nos momentos difíceis de nossa vida, alegrando-nos e nos dando a mão para alcançarmos nossos objectivos;

Professor Bernardo Vidal Ferreira tutor, orientador amigo, solidário, simples e incentivador.

Professor Guilherme Kaluquembe-cotutor, paciente que de forma competente contribuiu para que este trabalho caminhasse prazerosamente;

Nossos pais-por terem nos gerado e por terem acreditado nas nossas potencialidades.

INTRODUÇÃO

As diferenças de classe social, idade, género, capacidade intelectual, raça, interesses entre os alunos como chave do aprimoramento do ensino e do sucesso na aprendizagem académica são ainda parcialmente aceites e constituem um forte impacto no conservadorismo dos sistemas educacionais, que insistem na eliminação dessas diferenças para melhorar a qualidade do ensino. O que se pretende é encorajar os alunos a ignorar assuas diferenças e as dos outros. Não lidar com as diferenças é não perceber a diversidade que nos cerca, nem os muitos aspectos em que somos diferentes uns dos outros. Essa maneira de agir remete, à necessidade de separar alunos com dificuldades em escolas e classes especiais, à busca da "pseudo-homogeneidade nas salas de aula para o ensino ser bem sucedido, remete, enfim, à dificuldade que temos de conviver com pessoas que se desviam um pouco mais da média das diferenças, conduzindo-as ao isolamento, à exclusão, dentro e fora das escolas (nome e o ano).As escolas abertas à diversidade são aquelas em que todos os alunos se sentem respeitados e reconhecidos nas suas diferenças, ou melhor, são escolas que não são indiferentes às diferenças. Boruchovitch (1999)

De acordo o mesmo pormenor, o grupo achou melhor e escolher o tema «exclusão dos alunos com dificuldade na leitura e na escrita da 3ª classe por parte do professor, Visto que tem sido frequente a prática de exclusão de alunos com dificuldades na leitura e na escrita em muitas escolas e por parte de muitos professores não só da 3ª classe, assim como das outras classe.

A escola pela qual realizamos o estágio, localiza-se no bairro das Bimbas, com aproximadamente 2.205 alunos e cerca de 410 alunos estudam em condições difíceis, a escola tem 12 salas de aulas, um gabinete do director pedagógico, uma secretaria , uma sala dos professores, uma cantina, duas casas de banho e um pátio.

Quanto a metodologia para a realização do trabalho foi usado o método de observação que permitiu constatar as realidades da escola onde estagiamos, que nos forneceu dados necessários para sustentar o tema escolhido, pesquisa bibliográfica de vários autor e que muito debruçaram a respeito do tema em questão.

De acordo com a realidade do tema em abordagem, o grupo sugeriu os seguintes objectivos:

OBJEVTIVOS GERAIS:

 Analisar as causas da exclusão de alunos com dificuldades de leitura e escrita na 3ª classe por parte do professor.

OBJECTIVO ESPECÍFICO:

 Identificar as características de alunos com dificuldades na leitura e na escrita.

 Mencionar os factores que dificultam a aprendizagem da leitura e da escrita.

 Explicar o papel do professor como orientador das dificuldades de leitura e escrita.

O presente trabalho debruçará sobre «exclusão de alunos com dificuldades na leitura e na escrita da 3ª classe por parte do professor», em que está estruturado por uma introdução, onde aborda o tema de forma geral, a justificativa da escolha do tema, a metodologia usada e os objectivos; O desenvolvimento que aborda o tema principal e alguns subtemas como: características de alunos com dificuldades na leitura e na escrita, factores que dificultam a aprendizagem da leitura e da escrita, regras para ensinar a leitura e a escrita, papel do professor como orientador das dificuldades de leitura e escrita, etc. Encontramos ainda o plano de acção, conclusão, sugestões, bibliografias e anexos.

1-EXCLUSÃO DE ALUNOS DE ALUNOS COM DIFICULDADES DA LEITURA E NA ESCRITA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com