TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA CLASSE HOSPITALAR

Por:   •  10/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.400 Palavras (10 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        O CORPO E O MOVIMENTO        4

2        PROSPOSTA de trabalho de ensino        8

2.1        PLANO DE ATIVIDADE PARA Ensino fundamental        8

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERENCIAS        12


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar os estudos realizados ao longo do semestre, a partir dos conteúdos, leituras e discussões trabalhados em sala. O texto aborda à temática do corpo e movimento na escola. Temática extremamente relevante haja vista que estudos tem apontado a importância do corpo e movimento não somente para o bom desenvolvimento físico, mas também o desenvolvimento intelectual.

Entretanto, mesmo com inúmeras pesquisas demonstrando por meio de experimentos que as atividades que envolvem o movimento como brincadeiras, jogos, danças, teatro, esportes, dentre tantas outras são importantes e necessária para o bom desenvolvimento físico e mental dos alunos a maioria das escolas não apenas ignora as pesquisas mais recentes sobre as melhores práticas de ensino, mas o método de ensino sentado e escutando ainda empregado e é uma das principais razões pelas quais muitas crianças neuro diversas não conseguem frequentar escolas regulares para começar.

A cada dia mais crianças apresentam problemas comportamentais nas escolas em geral muitas outras em idade escolar estão sendo diagnosticadas com Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Parece então que o problema é menor com as crianças e mais com o modo como as escolas são tipicamente organizadas e administradas.

Sendo assim esse desafio apresente a análise da equipe de trabalho do curso de Pedagogia em relação ao corpo e movimento na escola, pontuando além da necessidade de desenvolver atividades voltadas para o movimento do corpo, mas também da necessidade de que haja um trabalho interdisciplinar, pois trabalhar com o corpo em movimento na escola não é de competência tão somente das disciplinas de Educação Física, Arte e dos professores da Educação Infantil, mas de todas as áreas.

O desafio apresenta também um plano de aula, para 4 horas aulas, contemplando o tema o corpo em movimento na escola.


  1. O corpo e o movimento

Ficar parado e ficar quieto sempre foram as regras da escola. Entretanto, essa realidade tem mudado nas últimas décadas. Moreira (2019), enfatiza que neste século XXI os temas movimento, motricidade, jogo e brincadeira continuam sendo objetos de produção acadêmica, demonstrando a importância destes para a educação de crianças e adolescentes. Porém, Farah (2010) acredita que o movimento ainda não é considerado relevante suficientemente dentro da educação.

Temos aqui que concordar com ambos os autores, pois é fato que tem havido muitas publicações abordando sobre a importância do movimento na escola e inclusive que a falta desse movimento é um dos fatores que tem gerado indisciplina em sala de aula, pois as aulas ministradas no método tradicional ainda persiste em muitas escolas, e o fato do aluno tem que ficar horas ininterruptas sentados, copiando conteúdo do quadro negro ou estudando  conteúdos no livro didático trás muito desconforto para os mesmos e consequentemente desinteresse pela aula, pela disciplina e consequentemente pelo aprendizado como um todo.

É fato também que o movimento ainda não é considerado relevante suficientemente dentro da educação, pois nem todas as disciplinas se preocupam com a questão do movimento na escola, delegando essa importante tarefa para os professores de Educação Física, Arte e da Educação Infantil. Sendo que educadores das demais disciplinas passam todo o ano letivo se preocupando tão somente em ministrar os conteúdos, sem atentar-se que suas aulas estão cansativas e monótonas, deixando os alunos inquietos e sem muito interesse pelas aulas.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) o movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento.

Documento bem mais atual que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental, continua a defender a importância do movimento, complementando que movimento humano e as práticas corporais não devem se limitar ao simples deslocamento do corpo no espaço. Ao contrário, devem ser inseridas e interpretadas em um contexto cultural, dinâmico e pluridimensional (BRASIL, 2017).

Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.

As pesquisas educacionais, cognitivas, psicológicas, médicas e comportamentais mostram que o movimento é uma das melhores maneiras de fazer com que todas as crianças – com e sem necessidades especiais - obtenham controle sobre seu comportamento e se envolvam e retenham o que está sendo ensinado a eles. Estudos mostram que crianças mais ativas exibem melhor foco, processamento cognitivo mais rápido e retenção de memória mais bem-sucedida do que crianças que passam o dia paradas. Manter o corpo ativo promove a clareza mental, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro, tornando a atividade vital para o aprendizado e para a saúde física e neurológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (205.5 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com