TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBRAS A pior pessoa surda é aquela que não quer ouvir

Exam: LIBRAS A pior pessoa surda é aquela que não quer ouvir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Exam  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

1- Leia o texto "O pior surdo é aquele que não quer escutar" que encontra-se na Midiateca.

Agora produza um texto crítico de até 15 linhas que tenha como base as reflexões trazidas pelo vídeo, pela imagem e pelo texto considerando as discussões suscitadas no material didático no que tange a Cultura Surda nos seus diferentes aspectos. Procure em outras fontes (artigos, reportagens entre outros) informações que auxiliem na estruturação e fundamentação do seu texto. É necessário apresentar uma citação direta e as referências de sua pesquisa. (2,5 pontos)

RESPOSTA

Vivemos numa sociedade em que vários modelos são criados e estabelecidos a todo instante, criando padrões de aceitação social no meio de determinados grupos. Aqueles que fogem a “regra” estabelecida, são postos de lado e às vezes até mesmo excluídos do convívio social. Esse preconceito, que pode ser por razões sociais, religiosas, raciais, sexuais, forma física, idade entre outros cria um ciclo de negativismo e demonstra que, mesmo sendo considerada uma espécie evoluída em relação às demais, o ser humano apresenta algumas características que estão longe do patamar contemporâneo em que dizemos estar. A educação deve ser a base para uma sociedade mais pacífica e com menos manifestações desse tipo. Esse fato é reforçado na reportagem de Amanda Cieglinksi (2011) “enquanto entre os que nunca frequentaram a escola o índice de homofóbicos é 52%, no nível superior é apenas 10%.” Temos portanto, que investir na educação na conscientização de cada vez mais pessoas que os impactos do preconceito não são positivos e não nos elevam a uma sociedade mais justa, igualitária e moderna.

2. Leia o texto "Confidência" postado na MIDIATECA. Busque em outras fontes o conceito de ALTERIDADE, copie-o (não esqueça de referendar devidamente a autoria). Logo após, desenvolva um texto argumentativo em até 12 linhas refletindo sobre o depoimento da autora surda e o conceito pesquisado. (2,0 pontos)

RESPOSTA

A autora relata um pouco da angústia, do sofrimento que teve inicialmente para estabelecer sua comunicação com as outras pessoas e até mesmo de entender sua condição e administrá-la, que a diferencia das outras pessoas “ouvintes”, de acordo com o próprio termo utilizado no texto.

De acordo com o dicionário PRIBERAM da língua portuguesa, alteridade significa “1. Qualidade do que é outro ou do que é diferente. 2. [Filosofia] .Caráter diferente, metafisicamente.”. Encontra-se, pois, conexão entre o termo alteridade e o depoimento da autora surda, pois a compreensão das qualidades do que é do outro, ou do que se apresenta diferente foi justamente o ponto chave na busca da autora por sua própria compreensão e descoberta de “existência” no mundo, para que esta pudesse se integrar e ter uma vida ativa, diminuindo as barreiras criadas por sua surdez.

"alteridade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/alteridade [consultado em 20-10-2014].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com