TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura

Ensaios: Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  195 Visualizações

o trabalho com as Ciências na escola deve ser entendido como um processo em que o aluno aprende pela interação entre os conhecimentos que já possui, suas concepções espontâneas, e as informações, experiências, investigações que o professor oferece e organiza.

O trabalho com as Ciências na escola deve ir além da oferta de informação, principalmente se considerarmos que os alunos, a partir do momento que dominam o sistema de escrita, são capazes de acessar e interpretar essas informações de maneira autônoma. Posto isso, podemos afirmar que aprender Ciências não consiste somente na transmissão de conteúdos conceituais, na apresentação e acesso à informação, nem tão pouco no ensino de conteúdos procedimentais, na manipulação de materiais ou observação de fenômenos.

Ensinar Ciências é um grande desafio. A construção dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento tecnológico crescem a velocidades inimagináveis.

As Ciências não podem ser vistas e tratadas como um conhecimento pronto a ser apresentado aos alunos; as Ciências não são apenas produtos acumulados em forma de teorias ou modelos.

As Ciências são um campo privilegiado para o desenvolvimento de conhecimentos e competências que preparam para a vida. Resolver problemas, analisar informações e tomar decisões são algumas delas. Para ensinar Ciências na escola hoje, o desafio que o professor tem em mãos não é tão somente preparar as aulas, ter material, mas saber como realizá-las de modo a formar alunos participativos, críticos, com ferramentas necessárias para gerar ideias próprias e tomar decisões, entender e intervir de modo consciente no mundo à sua volta.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com