TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Os Sentidos Do Texto

Monografias: Leitura E Os Sentidos Do Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Para muitos, ler se resume em decodificar letra por letra, ter conhecimento da estrutura das palavras, da gramática. Isso é necessário sim, mas não o bastante para se ter uma leitura abrangente.

A leitura deve ser um processo que desenvolve no leitor a capacidade de criticar, contradizer e avaliar o texto. Um bom leitor tem a capacidade de interagir com o texto, questionando, levantando hipóteses, concordando ou não com o autor.

A leitura só é eficaz quando cria no leitor a capacidade de pensar, refletir sobre o assunto ao qual está lendo e desenvolve a capacidade de ver o que está implícito no texto.

Existem vários focos dentro do processo de leitura. Algumas perguntas sempre fazem parte da discussão sobre a leitura, como por exemplo; O que ler ? para que ler ? e como ler? Assim, inicia -se um pensamento apresentando a leitura sobre três focos distintos. Primeiramente o foco no autor, depois o foco sobre o leitor e o foco na interação entre autor- texto- leitor. (ELIAS; KOCH, 2006, p.)

Ao tomar conhecimento do autor, que seria o foco neste, está o leitor abrindo um leque de informações pré direcionadas no assunto, que seria o texto, segundo seu foco. Tendo o leitor essas duas vertentes em mente, cabe a ele centralizar as ideias em um mesmo caminho, permitindo a si fazer parte da leitura, buscando homogeneizar aquele momento de conhecimento, ou seja a interação autor- leitor-texto.

Uma leitura feita apenas com o foco no autor seria deficiente, pois o leitor exerceria um papel totalmente passivo, ignorando suas próprias opiniões, assim como também seria deficiente uma leitura com foco apenas no texto, pois seria uma mera decodificação de símbolos.

Se o leitor apenas se foca no autor, estará ele captando uma ideia pré-estabelecida do autor. O leitor acaba por servir de marionete para o autor, pois este apenas conhece a informação que absorve.

Se o leitor apenas se foca no texto estará ele apenas decodificando esse produto de forma que o conhecimento adquirido naquele momento será algo que o basta.

Porém, se nesse contexto, o leitor se põe em interação com o autor e o texto, estará ele adquirindo conhecimento em uma atividade interativa de um amplo complexo de reprodução de sentidos Ou seja, faz dele parte do processo de leitura.

Para isso deve o leitor utilizar se de estratégias de leitura para que melhor compreenda e interprete o texto. Deve se antes de tudo selecionar o texto. Buscar algo que desperte o interesse pela leitura. Dessa forma irá criar um objetivo para aquele momento de leitura, pressuposto que elencará se a atenção gasta será de pequeno, médio ou grande valor; se terá baixa ou alta intensidade; maior ou menor durabilidade; boa ou má qualidade.

"Se antecipar ao tema, ter um conhecimento prévio do assunto, identificar as palavras chave, são algumas das estratégias para uma boa leitura." (ELIAS; KOCH, 2006, p.)

E durante a leitura podemos confirmar, rejeitar ou reiterar aquelas ideias criadas antes do inicio da leitura. Dessa forma, ao final cria se uma síntese; uma avaliação das informações e obtêm se um senso crítico a respeito do que foi lido.

Podemos observar que existe uma pluralidade de leituras do mesmo texto e acreditamos que isso deve se ao fato de que cada leitor ao analisar criticamente um texto, traz consigo uma bagagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com