TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Casos: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  3.725 Palavras (15 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 15

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

RIO DE JANEIRO, 18 de JUNHO DE 2013.

Palavras Chave: Leitura, Biblioteca, Gêneros textuais, Coesão, Professor, Dissertação e Argumento, Ortografia e Conhecimento.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULOS

1. Concepção, Estratégias, Leitura e Produção de Sentidos

2. Leitura na Escola: Livro, Biblioteca, Biblioteca de Classe.

3. Definição de Gênero Textual E Possíveis Gêneros Textuais Encontrados.

4. Gêneros Textuais ou Discursivos Presentes nas Revistas: Veja e Bravo On-line.

5. Elementos Coesivos.

6. Tipos de Textos

7. Texto Dissertativo-argumentativo

8.Principais Mudanças Ocorridas na Língua Portuguesa a partir da Reforma Ortográfica.

Considerações Finais

Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

Nós, professores, temos sido colocados à todo momento em questão para desafios a serem vividos cotidianamente para formação de leitores.

Essas e muitas outras questões devem ser repensadas com muito cuidado, pois o que o professor faz e como faz a todo instante, pode levar ao acerto.

Quando se destina uma aula de ensino da leitura, o professor e os alunos devem ter meios que possam estimular potencializar as capacidades de entendimento. Os professores Quando leem,aprendem e formam leitores ao longo da história escolar do aluno, assim, tudo terá um único sentido.

Escrever um texto parece ser sempre a maior dificuldade enfrentada nas salas de aula de todos os níveis de ensino. Estudantes dos ensinos fundamental e médio não se cansam de repetir o quanto lhes é difícil o exercício da produção escrita. Professores por sua vez, também se queixam da qualidade dos textos de seus alunos. No entanto, mais importante que a simples constatação desses problemas parece-nos ser a identificação de suas raízes e descobrir o que elas revelam. Daí se pode pensar em buscar soluções. Para nós, colocam-se, como ponto de partida para essa análise, respostas às perguntas para que escrevemos? e para quem escrevemos? Essas respostas muito provavelmente definirão o que escrever e como escrever. É claro que essa relação entre questionamentos, respostas e orientação da produção escrita não é assim tão automática, como pode parecer. Alguns aspectos apresentam-se como relevantes nessa análise, tais como a presença do interlocutor na imagem daquele que escreve, as condições de produção do texto e as relações entre leitura e produção escrita, entre outros.

Ao estruturar este trabalho entendemos a importância do ato ler, do ato conhecer regras, que se tornando práticas, tornam-se indispensáveis a formação de uma visão critica, discursiva e também aperfeiçoamento do expressar e escrever. Trazendo o incentivo e a nova tecnologia para interar com essa grande, e não impossível conquista.

1. Concepção, Estratégias, Leitura e Produção de Sentidos

A importância da leitura na nossa vida, a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, bem como o papel da escola na formação de leitores competentes, são questões frequentemente discutidas. O que é ler? A língua como representação do pensamento.

A leitura é entendida como a atividade de captação das ideias do autor. A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor; e exige do leitor bem mais que o conhecimento do código linguístico, envolve seus conhecimentos na totalidade da vida para que ele possa entender as mensagens expostas na composição do autor.

Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. É importante lembrar que as estratégias de leitura também auxiliam no estudo, favorecendo a obtenção de um nível de compreensão melhor. Possibilitando aos alunos ultrapassarem dificuldades pessoais e ambientais de forma a conseguir obter um maior sucesso escolar. Essas podem e devem ser ensinadas nas séries iniciais do ensino fundamental.

O professor exerce um papel de grande importância ao propiciar não somente a aprendizagem em leitura, mas também ao propor modelos técnicos e procedimentos que proporcionem a compreensão em leitura. O processo de ensinar seria uma forma de possibilitar ao estudante desenvolver estruturas conceituais e procedimentais que implementem seu desempenho.

A concepção de leitura compreende: o foco no autor, onde o texto é fruto do pensamento do autor, restando ao leitor apenas o reconhecimento das intenções do autor; o foco no texto, sendo ele valorizado como estrutura, o léxico, o código a ser decodificado pelo leitor, cabendo a ele o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto.

2. Leitura na Escola: Livro, Biblioteca, Biblioteca de Classe.

Analisando o artigo a leitura na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe, Quando se destina uma aula de ensino da leitura, o professor e os alunos devem ter meios que possam estimular potencializar as capacidades de entendimento. Os professores Quando lêem, aprendem e formam leitores ao longo da história escolar do aluno, assim, tudo terá um único sentido.

Onde entra a Biblioteca de Classe nesse caminho?

Biblioteca de Classe, queremos pensá-la como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com