TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Artigo: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

Ministério da Educação

Universidade Federal do Piauí

Disciplina: Psicologia da Educação

Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Natureza

Docente: Bruno

Discente:

.Uma análise sistêmica, enfocando professor-aluno-conteúdo em um discurso de matemática.

1) O objetivo principal é apontar os obstáculos didáticos que envolvem não só o

professor e o aluno, mas também o conteúdo e a forma como o professor o transmite.

2) A pesquisa foi feita em uma escola pública, precisou de três aulas para concluir o trabalho com alunos do 7° ano e um professor do ensino de matemática.

3) Como resultado desta metodologia, a autora encontrou três padrões de comunicação possíveis em uma sala de aula:

explanação; problematização e internalização. Ainda, como conseqüência da metodologia, conseguiu caracterizar o fragmento analisado como fortemente atraído pelo padrão da problematização.

Atribuição de significados biológicos às variáveis da equação logística: uma aplicação do Cálculo nas Ciências Biológicas

1. Proporcionar uma metodologia para o ensino do Cálculo nos cursos de Ciências Biológicas, que privilegia a atribuição de significados biológicos às variáveis e parâmetros que aparecem nos modelos matemáticos no estudo de dinâmica de populações.

2. Utilizou-se a equação logística como modelo matemático que caracteriza diversos tipos de crescimento populacional, além de apresentar outras complexidades do fenômeno biológico que podem ser caracterizadas e explicadas por meio dos conceitos matemáticos relacionados ao Cálculo Diferencial.

3. Entende-se que estas relações do Cálculo com as Ciências Biológicas contribuem para a compreensão de fenômenos biológicos complexos que podem ser explicados por equações matemáticas bastante simples.

Educação ambiental, sustentabilidade e ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos científicos

1. Analisa o discurso da sustentabilidade baseado na difusão de conhecimentos científicos, proposto nessa série, e sua limitação enquanto estratégia de educação ambiental.

2. Através de pesquisas em jornais, revistas.

3. O papel da escola em relação à sustentabilidade é informar, aos alunos, as descobertas científicas e as inovações tecnológicas, e analisar suas lógicas de produção e seus impactos econômicos e socioculturais; bem como evidenciar e comparar outras formas de pensar e agir sobre o meio ambiente que não sejam submissas ao dogma de "salvação" pela ciência e que também estejam sob o paradigma da sustentabilidade

A PESQUISA EDUCACIONAL COMO ATIVIDADE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDO DE QUÍMICA

1. Analisar os resultados produzidos pelos licenciando, sob

o ponto de vista da correção conceitual em Química, a preocupação do artigo é a de mostrar o nível de desenvolvimento da pesquisa educacional como atividade curricular coletivamente orientada.

2. O trabalho de pesquisa foi proposto e realizado no componente Pesquisa em Ensino de Química II (PEQ. II), que é inserido na grade curricular como quinto componente, com a finalidade de propiciar o desenvolvimento da pesquisa educacional como atividade curricular na graduação

.

3. Compreende-se, há mais tempo, que o desenvolvimento dessas atividades de pesquisa educacional pode contribuir na formação de professores pesquisadores formando profissionais com maior capacidade para analisar situações de ensino e de aprendizagem com que irão se deparar no contexto escolar.

A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA

1. Procura-se mostrar a necessidade de um ensino de física contextualizado em sua história, frisando a sua não linearidade e as diferentes leituras que dela podemos ter.

2. O que temos visto nas últimas décadas é a ciência sendo apreendida como um dado e não como uma possibilidade de construção e integração com as demais ciências e com as necessidades diárias do cidadão comum. Assim, currículos progressistas, órfãos de mudanças político-econômicas também necessárias assim como o aval de uma comunidade científica desinteressada pelos problemas da educação, acabam sendo relidos, quando muito, sob a ótica de uma ciência como descoberta, onde reduzimos sua essência quase à crença religiosa, no sen-

tido de uma verdade absoluta, imutável.

3. O uso da história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com