TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Textos

Exames: Leitura E Produção De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  3.693 Palavras (15 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 15

Desafio Profissional

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Leitura e Produção de Textos

Tecnologias Aplicadas à Educação

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Projeto: “Esperança com tecnologias para a educação”

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, “Leitura e Produção de Textos” “Tecnologias Aplicadas à Educação”

Introdução

No mundo todo existe hoje um acesso ilimitado aos recursos tecnológicos, com tantas informações, sendo possível conhecer da diversidade cultural as novas descobertas da ciência o que torna a aprendizagem muito mais significativa com esses recursos. Estas facilidades de acesso, vêm obrigando os educadores a filtrarem o que esta disponível e ser capaz de utilizar deste em seu cotidiano pedagógico.Com todas estas informações faz-se necessário que este educador um aprimoramento continuo buscando estar sempre atualizado a esses conhecimentos tecnológicos estando não os frentes mas próximos a ele para saber utilizá-lo de forma efetiva na educação.

Alguns discursos de estudiosos e responsáveis da educação são inquietantes. Estes discursos têm vários prismas, um dos quais é precisamente o uso de expressões como novos paradigmas. Num mundo em que se tem acesso a tantas e variadas informações através da internet de forma a ser possível até mesmo conhecer aspectos de outras culturas, mantendo contato com esta infinita diversidade, influenciando e sendo influenciado pelos novos meios tecnológicos. Para tornar a aprendizagem mais significativa, verifica-sediariamente, infinitas possibilidades e acesso rápido à outras culturas e outras práticas educativas, através dela, tornando a aprendizagem intensa e significativa. Esta facilidade de acesso impõe responsabilidades de selecionar o que é significativo da realidade imediata de acordo com os pressupostos orientadores das práticas educativas.

Os cursos os aperfeiçoamentos pedagógicos nunca são demais pois todas os métodos de conhecimento adquiridos através deles os cursos são sempre construtivos.

O que será apresentado neste trabalho são variadas ferramentas tecnológicas utilizados em salas de aulas de maneiras corretas possibilitando um desenvolver melhor tanto de alunos quanto de professores, pois os meios tecnológicos fazem parte de nossas vidas do nosso cotidiano, e devemos sempre estar atualizados.

Desenvolvimento

Passo1

Visualize um ambiente/sala temática, relacionada a sua área de formação profissional, defina quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/sala temática. Justifique sua escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistivas devem ser utilizadas (apresente todas estas informações, preenchendo a tabela abaixo).

Ambiente / Sala Temática: Sala de Informática

Usuários: Crianças e Adolescentes

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Computadores com acesso a internet

Utilizado para estimular a pesquisa em diversas áreas, fazendo com que os alunos tenham uma visualização mais concreta do assunto a ser pesquisado além de trabalhar o desenvolvimento motor e visual das crianças eadolescentes.

Fazer com que os alunos aprendam a pesquisar e aprofundar seus conhecimentos. Explorar práticas pedagógicas em diversas disciplinas com o auxílio de blogs, chats e vídeo conferências.

Após a apresentação do assunto estudado os alunos são estimulados a pesquisar e aprofundar seus conhecimentos através de pesquisas online e sites que possam visualizar vídeos e imagens que correspondem aos assuntos estudados.

Tablet

Aparelho eletrônico que permite baixar e armazenar arquivos como textos, fotos, filmes, músicas. E também pode se conectar a internet e outros computadores.

Estimular o acesso a sites e a utilização de softwares para aprofundar conhecimento e trabalhar com alunos nas atividades de alfabetização e letramento dos usuários, beneficiando inclusive os alunos portadores de necessidades especiais.

Esta tecnologia pode ser utilizada auxílios de acesso, como: teclados modificados, softwares especiais, que permitem o uso de pessoas com deficiência.

Lousa Digital

Quadro eletrônico digital, que permite acesso à internet, vídeos, imagens e permite a interatividade e efeitos de animação.

Registar o conteúdo desenvolvido coletivamente na sala e propiciar pesquisas à internet em tempo real.

Equipamento com entrada e saída (áudio/visual) que podem ser utilizados por alunos com deficiência pois permite acesso a teclados modificados e softwares especiais e adaptados.

Software

Programas de computadores, criados para facilitar a interação dos usuários individualmente ou em grupos, tendo em vista diversos tipos que podem ser usados para letramento e alfabetização e também atividades matemáticas que estimulem o raciocíniológico dos alunos.

Ampliar as possibilidades de alfabetização e letramento e raciocínio lógico proporcionando ao usuário uma ferramenta atraente para tais funções.

Os softwares educativos possibilitam a interação dos alunos, encorajando-os a cooperação entre si, tornando possível a consolidação de uma aprendizagem colaborativa e a realização de atividades extra-sala de aula.Estes softwares podem ativar habilidade e acentuar mais o desenvolvimento de certas inteligências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com