TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura Literária: Um Ato Indispensável

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?

Comentário:

Para o critico literário Antônio Cândido, em seu texto “literatura e direitos humanos” a literatura deveria ser inserida nos direitos humanos, pois a ficção/fabulação atua para a construção do caráter e na formação dos sujeitos. Nós vimemos em uma fase de relacionamento social mais avançado comparado com as eras passadas, nos dias de hoje temos mais oportunidade em resolver nossos problemas sociais devido ao avanço da tecnologia, porem quanto mais avanço temos mais cresce o a nossa desigualdade social e a nossa falta de aproximação com o próximo.

Primeiramente devemos analisar o que são os direitos humanos, ele tem a função de nos assegurar o direito à saúde, alimentação, educação, lazer, são esses bens essenciais para mim e para o meu próximo que nos constrói fisicamente e espiritualmente como seres. Candido afirma que as pessoas são frequentemente vitimas de uma curiosa obnubilação, sabemos que todos têm o direito a essas necessidades básicas e seguindo essa linha o autor indaga porque não temos o direito a arte e a literatura?

O critico literário chama de literatura tudo aquilo com toque poético, dramático e ficcional nos mais variados níveis sociais. Em todas as culturas desde o folclore, lendas, anedota ate as mais complexas como contos, romances, narrativas que contribuem para o desenvolvimento do ser, e defende que o ser humano não consegue viver sem a ficção/fantasia. O estudioso analisa três funções básicas do texto literário: a psicologia, a formativa da personalidade e a formativa do conhecimento de mundo e do ser. Nessas três funções é possível analisar que o ser constrói o seu próprio conhecimento, forma sua personalidade e aumenta seu conhecimento sobre o mundo e os seres através da literatura.

A literatura contribui para o desenvolvimento e a fruição da imaginação do ser fazendo com que mergulhe no mundo da fabulação e saia da realidade inserida, satisfazendo a nossa necessidade de imaginar, podemos dizer que encontramos a literatura em vários momentos do nosso cotidiano, seja de maneira impressa através de livros, jornais, revistas, encontramos como forma de comunicação oral e visual através das radionovelas, telenovelas, historias em quadrinhos e até mesmo nas publicidades que nos cercam diariamente e se apoiam nas ficções, poemas, fantasias entre outras formas da que fazem parte da nossa literatura. Dessa maneira podemos dizer que não passamos um dia sem consumir a literatura que cada vez mais se faz presente no nosso cotidiano. O desenvolvimento do ser humano esta ligada a literatura, pois é através dela que se desenvolve e edifica seus conhecimentos de mundo, da cultura social, da psicologia com a separação do real e da fantasia/ficção, melhora seu olhar critico e contribui na relação de seu vinculo social.

As sociedades também se manifestam através da criação literária (dramáticas, poéticas, ficcionais) em decorrência de suas crenças seus valores para fortalecer seu valor social, e faz com que o individuo se humanize e construa seu conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com