TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ato da leitura

Por:   •  16/4/2015  •  Dissertação  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

MARIA ROSIMEIRE DE ALMEIDA RIBEIRO

PORQUE LER É TÃO IMPORTANTE

Na nossa primeira aula de conteúdo e metodologia de Ensino de Língua Portuguesa ll, a professora nos surpreendeu com uma atividade inusitada e que no primeiro momento me deixou confusa.

Ao me deparar com a atividade que o professora Rosana deu em aula, eu pensei ,como vou faze-lo, pois tratava-se de um texto escrito em Alemão, fiquei um pouco assustada pois pensei comigo,será que ela vai querer que eu traduza, mas ao se reunir com minhas colegas minha visão se abriu um pouco,  procurei por palavras que me fossem de fácil reconhecimento durante o exercício da leitura. Fui juntando uma palavra com a outra, contando também com ajuda da sala, esse processo coletivo nos ajudou a compreender muitas coisas, como identificar o idioma, o gênero textual carta e muitas palavras parecidas com o português, portanto no final consegui fazer a leitura muito superficial, mas foi uma leitura.

 Após a leitura de A importância do ato de ler, de Paulo Freire, pude compreender que ler é entender o que está escrito, e interpretar o texto. O que faltou para mim foi o conhecimento da língua, por ser língua estrangeira, as habilidades usadas foram poucas. Para Paulo Freire a leitura do mundo precede a leitura da palavra, e que todos trazem consigo sua experiência de vida para compor está leitura. Mesmo a criança tem suas imaginações e suas afeições também, que vai ajudar na composição dessa leitura. Paulo Freire nos explica que ler é muito mais que isso, ler é... Entender seu significado, e que a leitura precisa ser significativa, para ser entendida por nós leitores. E hoje depois desta leitura reflexiva compreendo um pouco mais.

E com isso eu tive o meu primeiro contato real com a leitura que foi através de romances comprados em bancas de jornal, perto de casa, juntava dinheiro para poder ter em mãos um pedacinho das historias que me levavam a lugares que nunca poderia ir. Posso comparar esta experiência com a experiência que Freire relata em seu texto, por que... ELE enfoca a antecipação do conhecimento de mundo, a bagagem cultural que o indivíduo adquiriu durante sua vida.

Passei de uma fase que eu abandonei o habito da leitura por prazer, para outra em que a leitura se tornou obrigação. Talvez por isso o meu interpretar seja tão vago, e diante de uma atividade que fui desafiada a refletir sobre o ato de ler, me senti limitada, acho que se talvez eu tivesse tido outro passado, e tivesse dado continuidade aquela memória, em que eu era tão pequena que mal alcançava a carteira da escola, a leitura teria influenciado mais a minha vida. Compreendi isso ao ler Paulo Freire que nos ensina que... Esse ato de ler não se constitui mecanicamente, mas dinamicamente com a construção de todos os saberes existentes dentro deste mundo.

Perco-me em memorias em que nada envolvia a leitura e sim trabalho, como se fosse uma fase que perdi. Freire me ajuda a compreender esta lacuna quando explica  que a leitura está envolvida na prática de ler, de interpretar o que lemos, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que já temos e de conhecer o que ainda não conhecemos, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade, compreender o sentido das mensagens orais.

Hoje me esforço, e tento introduzir novamente o prazer de ler, não somente palavras, mas o mundo que conheci através de todas as experiências que vivi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com