TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e compreensão

Relatório de pesquisa: Leitura e compreensão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Ler e Compreender

Editora:

Local: Alto da Lapa São Paulo.

Introdução

De acordo com o livro, ler e compreender, após a leitura do primeiro capítulo nota-se que existem vários tipos de leituras de acordo com o conhecimento de cada leitor.

O que é Leitura?

Considerando-se a leitura o ato de le e compreender, um texto escrito através do seu código. Por tanto é necessário que o leitor entenda a lingua na qual este texto está escrito.

Foco no autor

Sobre essas questões vemos as diferentes formas de leitura uma delas é com foco no autor, trata-se de um sujeito com um ego que constrói uma representação mental, ou seja, captado pelo interlocutor exatamente como foi mentalizado.

Essa leitura é realizada apenas para a captação das ideais do autor não é levado em consideração, experiências e conhecimentos do leitor. O autor como senhor absoluto de suas ações e de seu dizer, o texto é visto como um produto lógico do pensamento do autor.

Foco no texto

A outra forma de leitura e om foco no texto, nesta porem é necessária que o leitor apenas conheça o código (a língua) ou seja que apenas leia o texto sem se preocupar com as intenções do autor, apenas cabe ao autor o reconhecimento do sentido das palavras e estrutura do texto. Em ambos o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento e produção.

Interação autor-texto-leitor

Trata-se de uma leitura baseada no conhecimento do leitor sobre o assunto, sobre o autor, sobre a linguagem e etc...

Esse tipo de leitura é uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação sem as quais não é possível proficiência, ou seja, dessa forma o leitor pode controlar a compreensão do texto, mediante as dificuldades de compreensão, avançar na busca e de esclarecimentos validar no texto suposições feitas.

Estratégia de Leitura

Essa forma de leitura põe em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção do sentido.Quando somos apresentados a um titulo, temos idéias, antecipamos acontecimento que no decorrer da leitura, serão confirmadas ou não.

Na atividade de leitores ativos trazemos da nossa memória algumas concepções e adquirimos novas informações no texto e tiramos conclusões criticando, elogiando e avaliando o que estamos lendo, sendo assim direcionamos a leitura ao nosso próprio entendimento

Leitura e Produção de Sentido

Anteriormente destacamos a concepção de leitura como uma atividade baseada na interação autor-texto-leitor, nesse processo se faz necessária considerar a materialidade linguistica do texto, por outro lado é preciso também levar em conta os conhecimentos do leitor.

Por essa razão que falamos de um sentido para o texto não ao sentido, isso quer dizer a interpretação desse texto depende do leitor, ou seja, lugar social, vivência, relações com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com