TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e interpretação de texto

Seminário: Leitura e interpretação de texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Seminário  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

Leitura e interpretação de texto

Os propósitos da leitura é procurar informações simples, passar os olhos rapidamente, aprender através dos textos, integrar informações, escrever, criticar textos e obter compreensão geral.

A concepção de leitura fala sobre a importância da leitura em nossas vidas, sobre a necessidade entre crianças e jovens cultivar esse habito. A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois acham cansativo, monótono e difícil. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, o indivíduo ainda não encontrou um meio estratégico para promover sua leitura de maneira prática. Tem muitas táticas de leitura que podem despertar interesse e ser um incentivo à leitura. A leitura em voz alta facilita a concentração. Exposição de pensamentos, o leitor expõe o que esta pensando a respeito do que lê. A identificação dos fatores chaves, onde o leitor identifica os elementos mais importantes da narrativa, entre outros. Para construir sentido ao que lê, o leitor precisa processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que tem diante de si.

Leitura e Produção de Sentido.

Compreende se que leitura e produção de sentido é a compreensão e interpretação do leitor em cima de um texto escrito, uma imagem ou propaganda.

Leitura na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe.

Lílian Lopes Martin da Silva

A meta de Língua Portuguesa na educação básica é desenvolver nos jovens um conhecimento da língua que lhes permita, compreender e produzir discursos orais, formais e públicos, interagir verbalmente de uma forma apropriada em situações formais e institucionais, ser um leitor fluente e critico,usar multifuncionamente a escrita, como correção linguística e domínio das técnicas de composição de vários tipos de textos, explicitar aspectos fundamentais da estrutura e do uso da língua, através da apropriação de metodologias básicas de análise, e investir esse conhecimento na mobilização das estratégias apropriadas à compreensão oral e escrita e na monitorizarão oral e escrita.

Batista e Galvão (1998) dedicam-se a elaboração de uma visão panorâmica para o ler. Realidades antigas perseguiam suas pesquisas, eles pesquisavam materiais didáticos, regimentos escolares e até mesmo depoimentos de professores. Materiais organizados, lidos e interpretados, permitiam uma visão das formas antigas de se ensinar. Batista e Galvão destacavam dois modelos de leitura. O primeiro modelo eram os livros enciclopédicos, em que os textos aprendizados instruíam os alunos nos mais diversos campos escolar, onde falavam sobre os ensinamentos morais e cívicos.

A orientação que entra em circulação no meio educacional é a de valorizar os usos da leitura e da escrita Nessa educação, a Biblioteca Escolar é

compreendida como sendo da mais alta relevância. A Biblioteca de classe, é uma orientação para a leitura da literatura na aula de português. É muito importante essa biblioteca na construção de uma educação mais renovada. A Biblioteca de Classe são livros organizados por diferentes turmas de alunos e seus professores de português, esses livros são disponibilizados, manipulados e lidos regularmente na aula, num delicado e desconhecido processo que articula a memória, as emoções, a história vivida.

Gênero textuais

Gêneros textuais são realizações lingüísticas conectadas definidas por propriedades sócio-comunicativas, sua nomeação abrange um conjunto aberto e praticamente eliminado de designações concretas determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função.

Os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa; os gêneros textuais surgem situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e peculiaridades linguisticas e estruturais.

É impossível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com