TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e significado de texto

Projeto de pesquisa: Leitura e significado de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Leitura e o sentido do texto......................................................................................................1

Gêneros textuais........................................................................................................................2

Gêneros textuais ou discursivos: revistas..................................................................................3

Acontece para quem acredita.....................................................................................................4

1. Leitura e o sentido do texto

Um texto bem escrito, com coesão e aplicação lógica da matéria cria interesse em quem vai lê-lo. Faz com que o leitor tenha vontade de se aprofundar no conhecimento adquirido por meio daquela leitura.

Um só texto pode transmitir diferentes idéias e situações, há uma pluralidade de sentidos e leituras. O leitor por sua vez, enquanto lê deve fazer a seleção do que está lendo, dos pontos principais e refletir, perceber qual a aplicação daquilo no tema abordado.

O leitor não deve apenas ter conhecimento lingüístico, ele deve utilizar seu conhecimento do mundo enquanto lê e aplicar estratégias de leitura.

A estratégia de leitura pode ser colocada em prática ao ter o primeiro contato com um texto. Quando o leitor olha o texto ele já pode identificar sobre o que se trata apenas pela estrutura. Por exemplo: Uma receita de bolo, um noticiário, anúncios, etc.

Mas será que nós pessoalmente aplicamos isso? Os brasileiros segundo pesquisas não lêem tanto quanto deveriam. São poucas as pessoas que você ao abordar e perguntar se gostam de ler responderão “sim”. Muitos lêem apenas por obrigação ou necessidade.

Na escola há materiais e livros que fazem parte da grade curricular dos alunos, e a maioria deles só fazem a leitura desses livros porque são obrigados. O melhor seria se todos fizessem da leitura um hábito. Poderia ser até mesmo a leitura de um gibi, mas a partir dali o conhecimento já estaria se aprimorando.

Ler e perceber o sentido de um texto não é só fazer interpretação dele, tão somente responder perguntas a respeito de tal assunto. Ler e entender exige mais de nós, é necessário o envolvimento com aquilo. Se o assunto for novo para nós, por que não correr atrás de novas informações? De ampliar os conhecimentos?

Quem tem o costume de ler mais escreve melhor, se expressa melhor, é mais criativo. Além disso, quanto mais lemos, mais temos a curiosidade de conhecer o novo, de não se prender a um mundo vazio. Tornamos-nos críticos, não somente de uma obra ou texto, mas críticos com relação à vida!

2. Gêneros textuais

Poesia Composta por versos estruturados de forma harmoniosa podendo ou não ter métrica.

Crônica Narrativa histórica que expõe fatos seguindo uma ordem cronológica.

Conto Narrativa breve e fictícia com um grupo reduzido de personagens e com poucos argumentos.

Prosa Texto escrito em parágrafos com linguagem denotativo-conotativo.

Narração Pode ser apresentada em forma de prosa e versos, com narrador-personagem, observador ou onisciente.

Resenha Analisa, descreve e enumera aspectos relevantes de um texto. Também é um texto que serve para apresentar outro, que seja conhecido pelo leitor.

Receita Fórmula para a preparação de produtos culinários ou industriais, contendo ingredientes, modo de preparo e rendimento.

Biografia História escrita da vida de alguém, podendo ser primeira ou terceira pessoa.

Entrevista Interação dinâmica entre entrevistado e entrevistador, usando perguntas e respostas de caráter objetivo.

Cartaz Suporte fixado de forma visível em locais públicos, com função de divulgar informações visualmente.

3. Gêneros textuais ou discursivos: revistas

Jornal ‘O globo’

'Não pensei em cair', diz piloto de pouso de emergência em Brasília.

Piloto pousou, em segurança, um avião com 49 pessoas, sem trem de pouso. A frieza dele ao falar com a torre de Brasília foi impressionante.

Esse trecho se trata de uma notícia de cunho jornalístico. Retrata fatos reais para um público geral, por isso a linguagem é simples, clara, objetiva e precisa.

Revista ‘Época’

ÉPOCA “– O Brasil tem um mercado interno grande e não é competitivo. Por que deveria seguir esse exemplo? ”

Azevedo “– O comércio exterior deve ser um elemento de desenvolvimento e estratégia econômica de qualquer país, mas não pode ser pensado no curto prazo. Tem de fazer sentido no longo prazo.”

Entrevista com Roberto Azevedo. Caracterizado pelo uso de perguntas e respostas objetivas.

Revista ‘Bula’

Soneto de separação

De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma

E das bocas unidas fez-se a espuma

E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama

E da paixão fez-se o pressentimento

E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente

Fez-se de triste o que se fez amante

E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com