TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura na sala de aula

Artigo: Leitura na sala de aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Artigo  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura na sala de aula

Este artigo vem mostrar a importância da leitura na sala de aula

Salientemos aqui mais uma vez a imensa importância da leitura em nossas vidas, não há como negar que deve ser muito difícil a vida de quem é analfabeto e não pode ler, pois a leitura norteia toda ação humana e sem ela muita coisa se torna sem sentido.

Sabemos que a leitura abre portas de emprego, uma pessoa bem formada e instruída tem muitas chances de conseguir um bom emprego com um ótimo cargo tanto por sua formação quanto por sua capacidade intelectual que com a leitura só têm a expandir tendo cada vez mais sabedoria para realizar as tarefas que lhe são designadas. Isso sem falar que uma pessoa que lê mais sabe mais tem um vocabulário muito amplo e uma enorme inteligência, com certeza uma pessoa leitora tem uma conversa mais agradável porque sabe se expressar melhor e com precisão.

Falemos agora da leitura na escola e na sala de aula, comecemos com o professor que deve ser um autentico leitor não só por ser uma profissão que necessita de inovação e superação mais por que um professor que lê muito tem muito mais a oferecer para seus alunos do que apenas ensinar o conteúdo proposto.

Alem disso ensinar a ler não é uma tarefa fácil mas exige muita dedicação e esforço de ambas partes sendo professor e aluno.

Não sei se a minha preocupação é de muitos, mas deveria ser, pois é em respeito à forma como vem sendo trabalhada a leitura dentro da sala de aula, como sabem na escola existe muitos tipos de leitura é só entrar na sala de aula de aula e olhar para a lousa que lá esta escrito “leitura do dia” “leitura fruição” “projeto de leitura”.

Mas a preocupação é se de fato essa leitura tem sido realmente bem trabalhada ou se estão apenas cumprindo os requisitos do planejamento sem se dar conta de que o aluno precisa abstrair o conhecimento dessa leitura.

Quero compartilhar com vocês uma coisa que me chamou atenção durante uma observação de estagio estava em uma sala quando um aluno disse ao professor que ainda não tinham feito nem um tipo de leitura naquele dia que ele havia se esquecido ate da leitura do dia, e o professor disse que haviam feito sim que ele que tinha se esquecido, mas a maioria da sala disse ao professor que realmente apesar de estar escrito na lousa nenhuma leitura foi realizada, o professor ficou calado, ou melhor, pediu que os alunos fizessem silencio, e eu ate agora estou sem entender o que aconteceu na verdade.

Por isso eu faço uma pergunta será que essas leituras estão acontecendo de forma correta dentro da sala de aula, todos os professores tem que ter um compromisso em dar a leitura aos seus alunos e trabalha-las de forma significativa para os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com