TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura na sala de aula

Por:   •  1/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP INTERATIVA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA.

PROJETO DE LEITURA NA SALA DE AULA.

FLÁVIA  DE BARROS. RA: 1226062

JULIA APARECIDA MATTOS CORTEZ. RA:1226925

PIRAJU

2014

PROJETO DA LEITURA EM SALA DE AULA.

TEMA: COMO ENSINAR A LEITURA NA SALA DE AULA.

JUSTIFICATIVA

Através da leitura a criança aprende a escrever corretamente, por isso é   importante destacar as palavras  chave do texto o fazer predições a partir do título ou ilustrações, é muito importante para a criança aprender o gosto pela leitura.

SITUAÇÃO PROBLEMA

É importante destacar ainda que, para a formação do leitor, não basta fazer o trabalho  com as atividades, é necessário que o professor faça junto com os alunos. O professor precisa atuar como um mediador para auxiliar os alunos no desenvolvimento da capacidade de leitura.

PÚBLICO ALVO

A leitura é importante em todas as etapas da vida, mas esse projeto é para o ensino fundamental 5º ano, onde eles irão compreender como a leitura é importante para o aprendizado.

OBJETIVOS

Apontar para as crianças elementos no texto que são importantes.

Ativar o conhecimento prévio  que o aluno possui sobre o assunto.

Realizar inferências.

EMBASAMENTO TEÓRICO

A leitura na sala de aula deve contribuir para que os alunos comecem a escrever palavras corretamente, passam a compreender melhor como é importante  ler um livro e assim vão adquirindo conhecimento, através da leitura de um livro podemos viajar em pensamento para lugares incríveis.

A leitura de um romance, por exemplo, pode caracterizar fruição, enquanto que a leitura de uma lista telefônica tem por finalidade a mera localização de um endereço ou número. Quando há clareza desses propósitos, a interação do leitor com o texto é favorecida.

RECURSO METODOLÓGICO

As estratégias de leitura devem ser um processo coletivo, com a participação do professor e de seus alunos. Podem-se colocar as estratégias em prática em diferentes etapas: pré-leitura, durante a leitura e no pós-leitura.

A elaboração de perguntas sobre o texto lido é uma atividade muito significativa para avaliar a compreensão dos alunos. É preciso reconhecer, no entanto, que as questões formuladas avaliam elementos distintos da compreensão

RECURSOS

Livros, lista telefônica, recortes de texto de jornais, revistas, gibi, cola tesoura, lápis colorido, dicionário da língua portuguesa.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

O professor e os alunos devem ler um texto, ou um trecho de um texto, em silêncio ou em voz alta. Depois da leitura, o professor pode pedir explicações sobre determinadas dúvidas do texto. Mais tarde formula uma ou algumas perguntas às crianças, cuja resposta torna a leitura necessária. Outra atividade consiste em solicitar aos alunos que, ao lerem um texto, sublinhem  as palavras desconhecidas do texto e procurem no dicionário.

AVALIAÇÃO

Será  avaliado a participação do aluno durante a leitura e Oralidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com