TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Magda Soares

Por:   •  21/5/2015  •  Monografia  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  2.085 Visualizações

Página 1 de 2

Magda Soares em seu artigo Letramento e Alfabetização: muitas facetas, aborda o processo complexo que é a multiplicidade de perspectivas em relação as muitas áreas de conhecimento, onde envolvem se professores, alunos, seus conceitos culturais, metodológicos, materiais e os meios. As facetas a qual se refere são representadas sob três categorias: o conceito de alfabetização, a natureza do processo de alfabetização e os condicionantes do processo de alfabetização.

Há mudanças sobre o conceito de alfabetização que veem sendo trabalhadas e estudadas ao longo dos anos. Em 1940 ser alfabetizado era saber escrever seu próprio nome, passando para aquele capaz de ler e escrever um bilhete simples. A partir de 1950 até os dias atuais, o PNAD caracteriza o nível de alfabetização funcional da população, verifica a extensão do conceito de alfabetização em direção ao conceito de letramento: saber ler e escrever em direção ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita em seu meio social.

De acordo com o artigo a aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização – e o desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento, não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema–grafema, isto é, em dependência da alfabetização.

Dessa forma , pode se dizer que a escritora concorda plenamente com Paulo Freire em sua fala, "... aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo” .O vinculo entre realidade e escrita não deve ser quebrado, pois um deve dar suporte ao outro. Concluímos que Soares aponta em seu artigo, tópicos relacionados diretamente a ligação entre alfabetização letramento e a realidade vivida nas escolas em cada fase do processo de mudanças ocorridas através das definições da língua portuguesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com