TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letras Aquisição a Linguagem

Por:   •  2/10/2019  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                         Aquisição da Linguagem – GEL154

Thaís de Oliveira – 201520854

Resposta às questões 1 a 5 da página 57 (exercícios de Grolla e Silva)

Questão 1 – Resposta

Os sistemas linguísticos humanos são flexíveis e versáteis. Essas características se devem à presença de quatro propriedades: a arbitrariedade, a dualidade, a descontinuidade e a produtividade. Esta última possui diversas facetas, como a recursividade e a independência de estímulos externos.

Questão 2 – Resposta

A arbitrariedade é uma propriedade que é bem provável que esteja presente no sistema de comunicação das abelhas, mesmo que de forma parcial. A dualidade e a descontinuidade também podem estar presentes nos sistemas de comunicação animal, mas são mais difíceis de serem identificadas.

Questão 3 – Resposta

A afasia de Broca é o distúrbio da linguagem que tem como característica o fato de o paciente aparentemente compreender o que lhe é dito, mas a sua produção ter forma telegráfica, com omissão de elementos gramaticais como preposições e conjunções; o paciente também normalmente exibe dificuldades de cunho fonológico, embora os órgãos fonadores não tenham sofrido nenhum dano. Os pacientes falam sem qualquer problema de articulação ou de estrutura sintática nas sentenças, mas seus enunciados são em geral desprovidos de sentido e os pacientes também exibem problemas sérios de compreensão.

Questão 4 – Resposta

É necessário ter em mente que imitar palavras não significa o mesmo que imitar a gramática da língua. Em primeiro lugar, existe uma diferença entre o tipo de estrutura gramatical que os pais usam com mais frequência com as crianças (geralmente ordens ou perguntas) e os tipos de estruturas dos enunciados das crianças, que são, em sua grande maioria, enunciados simples. Em segundo lugar, tendo em vista a natureza criativa das crianças, observa-se que elas não podem ter copiado de adultos, pois tendem a produzir sentenças novas que nunca ouviram antes. Em terceiro lugar, quando uma criança de fato imita um adulto, suas imitações não são mais avançadas do que aquilo que se observa em sua fala normal. E finalmente, a imitação sozinha não é capaz de explicar como uma criança, em seu processo final de aquisição, pode ter tamanha variedade em sua fala, muito mais complexas do que simples imitações.

Questão 5 – Resposta

A hipótese comportamentalista defende que, para que a criança aprenda sua língua, é importante a correção feita pelos pais. Contudo, como visto no texto, estudos que analisaram os diálogos entre pais e crianças mostram que os pais prestam atenção no conteúdo dos enunciados das crianças, mas não na forma desses enunciados. Assim, quando os pais de fato corrigem seus filhos, eles tendem a fazer correções sobre a adequação do conteúdo da fala das crianças relativamente à situação discursiva, e não sobre a forma gramatical das expressões. Outra alternativa seria que os falantes aprendem a construir as sentenças gramaticais de sua língua porque eles adquirem o hábito de colocar palavras e grupos de palavras em sequência. Vimos no texto, no entanto, que a sintaxe das sentenças não funciona com base na ordem linear estrita, mas com base na organização hierárquica que as palavras ou grupos de palavras mantêm entre si. Por isso, o número de palavras é completamente irrelevante para a sintaxe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com