TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 9

Polo – Centro de Educação a Distancia (CEAD)

Curso: Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Disciplina Norteadora:

Nome: Antonia Airla de Sousa Ferreira

RA: 1709992670

Tutor: Lais Helena

Série: 1º série

Postagem: 15 de abril de 2015

Aquiraz

2015

Introdução

Quando se fala em tecnologia traz a concepção de complicados aparatos eletrônicos de informática e de comunicação. A tecnologia na verdade é um instrumento que serve como facilitador de um determinado propósito. No aspecto direcionado para as discussões propostas neste trabalho, pode-se considerar que as tecnologias estão sendo utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.

A tecnologia tem provocado mudanças na comunicação no mundo atual. Está cada vez mais ao nosso redor influenciando nossa vida nos aspectos político, econômico, lazer, investigação e outros. Evidentemente não poderia deixar de lado sua aplicação no campo educacional. Com a chegada das novas tecnologias aplicadas ao ensino destacamos a importância do uso da internet como meio auxiliar para reforçar o paradigma da construção no aprendizado.

Em um mundo tecnológico, integrar essas novas tecnologias as necessidades de adequação tornam as aulas mais atraentes, participativas e eficientes. Hoje a tecnologia é útil ao aprendizado, entender que o computador e o software educacional, seja ele qual for, é uma ferramenta auxiliar do processo de aprendizagem do aluno e que a qualidade do conteúdo deve ser bem planejado e disponibilizado de modo que seja possível a aquisição de conhecimento pelo aluno. Os meios tecnológicos devem se adequar ao conteúdo, e para isso, o professor deve tomar para si a tarefa de projetar o material didático e a pedagogia a ser utilizada no processo de ensino, inovando nas metodologias de aprendizagem.

Visando analisar as utilizações das tecnologias, essas podem dar oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional na perspectiva da construção do conhecimento, buscando inovar e aperfeiçoar o seu trabalho através de instrumentos que facilitam o modo de viver no mundo globalizado que o cerca. Contudo o objetivo deste trabalho é refletir sobre as novas tecnologias aplicadas na área educacional.

Passo 01:

Ambiente / Sala Temática: Aprendizagem Tecnoeducativa

Usuários: Alunos do Ensino Fundamental II e Médio

Recursos Tecnológicos: Computadores, tablets, celulares e internet.

Justificativa

O crescimento da humanidade depende diretamente da evolução de como vemos e lemos o mundo que vivemos. A mudança rápida que vem ocorrendo no mundo trouxe problemas de natureza educacional, pois os conceitos de aprendizagem que se tinha há anos atrás, não são mais suficientes para aprender e entender o mundo. Podemos definir que a tecnologia vem sendo um produto inovador, suprindo as necessidades no meio a qual se encontra inserido.

A evolução tecnológica cresce a cada dia e para podermos acompanhar esta evolução devemos criar meios de nos inserir nesse mundo, como: desafios, programas, cursos dentre outros recursos que permita a interação deste tema na sociedade em geral. Portanto o uso de novas tecnologias vem adentrando notoriamente nas escolas, permitindo que alunos obtenham conhecimento e saberia a fim ingressarem no mercado de trabalho com este conteúdo.

A construção do saber está vinculada ao ambiente de pesquisa que será construída pela comunicação entre alunos e professores, gerado e transmitido na escola em laboratórios produzindo novos conhecimentos. A utilização das novas tecnologias traz uma enorme contribuição para as práticas escolares em qualquer nível de ensino. Essa utilização apresenta múltiplas possibilidades que poderão ser realizadas segundo uma determinada concepção de educação que perpassa qualquer atividade escolar.

Com a revolução tecnológica a comunidade estudantil mudou adaptando-se as novas necessidades do conhecimento, pois estas estão presentes na vida cotidiana de todos, e não podem ser ignoradas ou desprezadas.

Estratégia de uso

O uso pode ser definido com a aplicação sistemática de procedimentos metodológicos para determinar que as atividades tecnológicas devam ser trabalhadas como um estudo de valor e respeito. De modo geral, a atividade para os estudantes que utilizam a tecnoeducar na sala temática tem como base as condições de que a aprendizagem se realiza a partir do momento em que estes estudantes possam interagir sendo apoiados em suas atividades.

Contudo, a mediação da tecnologia na aprendizagem propicia formas inovadoras de conhecimento e possibilidades de análise para a atividade. Esse ambiente oferece meios de habilidades metacognitiva, estratégias de aprendizagem, uso das redes sociais além de promover um acompanhamento dos professores no desempenho dos estudantes, permitindo um maior conhecimento sobre os alunos e fazendo com que os mesmos tenham um envolvimento maior nas atividades educativas em espaços digitais.

Propor a informática como objeto de estudo e recurso de aprendizagem, visando discutir as possibilidades para a criação de novos padrões de aquisição e construção dos conhecimentos, permitindo o uso integrado e interativo de diversa mídias a exploração de um volume enorme de informações e comunicação.

Objetivo

Por meio desta prática, pretende-se informar de como os ambientes virtuais podem se tornar instrumentos capazes de garantir uma aprendizagem significativa. Criar interesses pela tecnologia e buscar dominá-la desenvolvendo a curiosidade e a vontade de aprender. A tecnoeducar tem por objetivo contribuir para a melhoria da aprendizagem quando bem utilizada, permitindo que o aluno perceba a situação em que sua aprendizagem se encontra, instigando-se a estabelecer estratégias para a solução de problemas, adaptando-se ao conhecimento de maneira significativa.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com