TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras Atividade Gustavo Rodrigues

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

A surdez e sua história

É muito recente o estudo de Libras e toda a ambientação para o aprendizado e aprendizagem quanto ao surdo e sobre seu meio de comunicação seja escrito ou oral, principalmente no Brasil. Num panorama histórico é perceptível a forma que foi tratado o assunto e seus obstáculos que cronologicamente foram sanados e ao mesmo tempo criando outras adversidades. Até hoje existe certo preconceito com os surdos e com Libras, essas barreiras e preconceitos são arquétipos que vêem desde os meados do sec. XII. Pensando numa linha temporal vemos que houve um grande avanço quanto o meio de comunicação para com o surdo, entretanto, ainda perpetua essa relação de poder, ideológica, infra e super estrutura sobre a surdez. No texto, História das pessoas surdas: da exclusão à Política Educacional Brasileira Atual, traça um panorama histórico, social e educacional sobre como nasceu às pesquisas, estudos e ensinamentos para os surdos e como seria consolidado e construído a comunicação, claro que ao decorrer de anos e séculos muitos países não foram a favor dessa inserção por demais motivos, políticos, ideológicos, senso comum e preconceitos.

Esse assunto ainda gera muita repercussão nos dias atuais, devido há vários motivos, ignorância sobre Libras, preconceitos, falta muito investimento e recursos para todas as pessoas aprenderem e adentrarem no universo da surdez,  por enquanto o ensino relacionado a surdez ainda é lento, mas no âmbito educacional, entre escolas e faculdades a demanda e propagação vem com um olhar positivo.

Ainda temos muito que aprender e evoluir com a educação para os surdos,  existem inúmeras pesquisas e estudos sobre a temática, de como podemos aprimorar essa modalidade de comunicação, é de suma importância inserir-los em nosso contexto socioeducacional, independente da deficiência, todos têm direito a inclusão e educação de qualidade e demais direitos que nos são atribuídos, só assim poderão exercer seus papeis dentro da sociedade nas demais esferas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com