TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras: Atividade prática

Por:   •  13/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Data: 17/07/2022

Aluno: Daniel Rodrigo Teles Limongi

Professora: Janaina Alencar

2ª ATIVIDADE – 1ª VA

Resumo do vídeo: 

O vídeo fala sobre o conceito de deficiência e sobre o conceito de surdez atrelado ao conceito anteriormente citado. A deficiência é uma perda da normalidade da estrutura física, psicológica ou anatômica, podendo ser temporária ou permanente, devido à perda de um órgão, tecido ou membro. A surdez é a perda auditiva, que é justamente quando as ondas sonoras não conseguem realizar o percurso completo, por meio dos impulsos elétricos. A perda auditiva pode ser condutiva, sensorioneurais, mista e central, avaliada em grau de perda, descoberto pela audiometria, classificado em leve, moderada, severa e profunda. As perdas podem ser adquiridas (pelas doenças) ou genética (nascimento). Além disso, é válido ressaltar que o termo "deficiente auditivo" não é mais utilizado, visto que há perdas que não são totalitárias e, também, existe a possibilidade da utilização da língua de sinais. Por fim, a deficiência pode ser classificada como um modelo médico e um modelo social. O modelo médico enfatiza a modalidade orgânica da pessoa, ou seja, a pessoa deficiente é dependente, causando um problema, necessitando de assistência hospitalar, caridade e afins. Já o modelo social vê o deficiente como uma pessoa que alcança um desenvolvimento social como quaisquer ouvintes, mesmo havendo limitações.

Banco de questões – Aula 02, Questão 01:

1º. A ICIDH (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) conceitua deficiência conforme os aspectos da saúde e da doença, sendo um referencial unificado para a área. Dito isso, assinale a alternativa que corresponde aos 3 elementos conceituais da deficiência:

  1. Deficiência, incapacidade e desvantagem;
  2. Deficiência, capacidade e vantagem;
  3. Não-deficiência, incapacidade e desvantagem;
  4. Deficiência, incapacidade e vantagem.

GABARITO - Aula 01, Questão 01: Letra A

Justificativa: A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, estabelece, com objetividade, abrangência e hierarquia de intensidades, uma escala de deficiências com níveis de dependência, limitação e seus respectivos códigos, propondo que sejam utilizados com a CID pelos serviços de medicina, reabilitação e segurança social. Dito isso, essa classificação hierárquica é composta por deficiência (perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente); incapacidade (restrição, resultante de uma deficiência, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano) e desvantagem (prejuízo para o indivíduo, resultante de uma deficiência ou uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de papéis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com