TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras atividade

Por:   •  17/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna, Ana Iza de Faria.

RGM, 053.13456

Polo, Lisboa

PORTIFÓLIO 01

Aula 01.

  1. Disserte sobre Cultura e Identidade surda.

A cultura surda como qualquer outra cultura, cria sua forma de estar e entender o mundo. Esta cultura  faz com que, se torne acessível e compreensivo. Como tocar a campainha da nossa casa e irmos atender a porta. Isso porque ele possuem a sua própria língua, ´valores e regras. A identidade surda é adquirida através de experiências visuais aceitando o surdo. Ter o reconhecimento de si, interagir e conviver na sociedade mostrando o que é.

  1. A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 garantiu ao sujeito surdo muitas melhorias. Cite algumas.

Esta lei veio inserir os surdos na sociedade, e fechar lacunas. Reconhecer os surdos como cidadãos que também podem ter conhecimentos, cultura e valores, e que não são coitadinhos da sua condição.

As Libras trouxe a liberdade de expressão e uma forma de poderem se comunicarem e assim se inserirem. Sendo reconecida por esta lei, faz com que esta seja uma conquista e assim poderem ter o seu direito, e poderem participar nas escolas, fazerem parte do mercado de trabalho, ir a igreja etc.

Aula 02.

  1. Após a leitura dos textos, é possível perceber as dificuldades vivenciadas pelos familiares do sujeito surdo. Escreva quais são essas dificuldades e porque você acredita que isso ocorre. Quais os mecanismos que poderiam ser adotados para oferecer a família e principalmente ao sujeito surdo condições favoráveis para o seu desenvolvimento?

Os familiares amam o sujeito surdo e convive diariamente com ele, e junto a dificuldade em se comunicar e por vezes entender e ajudar.

O sentimento de culpa, tristeza e as dúvidas quanto ao desenvolvimento da criança na escola. Julgo que isso ocorre porque os pais também não sabem o que fazer e como ajudar.

 A família tenta arranjar estratégias que faciliatem essa inserção do sujeito na vida social, até mesmo um simples acompanhamento médico, quanto mais cedo for o diagnóstico mais facíl para a família inserir.

Aula 03

1- Fale sobre as abordagens educacionais utilizadas na tentativa de educar os surdos e aponte qual delas é a mais indicada para trabalhar com o sujeito surdo. Justifique sua resposta.

O método que primeiro foi utilizado foi o ralismo, através da divulgação de um materual denominado Proposta Curricular para Deficientes Auditivos, o Misnistério da Educação e Cultura, como um processo educacional pela qual se pretende capitar o surdo a compreensão e na produção da linguagem oral. A outra proposta é de misturar o oralismo com a língua de sinais, que é a Comunicação total, trazendo a valorização da língua de sinais dos seus respecitvos países.  Sendo a mais indicada para trabalhar.

Aula 04.

1- A aula 04, trata das Políticas Públicas e dos meios a serem seguidos para que a educação do sujeito surdo ocorra de maneira significativa.

O que são Políticas Públicas e qual o seu papel para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas minorias?

Políticas Públicas surge da necessidade do aluno surdo ter a sua língua e o acompanhamento de um professor intérprete, como  é uma garantia que o sujeito surdo tenha os seus direitos e viva com qualidade.

 O MEC disponobiliza o atendimento educacional personalizado, politicas públicas é uma ação do Estado que se materializa através das administrações governamentais quer dizer também estado em ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (213.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com