TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Brasileira de Sinais

Por:   •  27/10/2015  •  Dissertação  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  1.918 Visualizações

Página 1 de 4

LIBRAS

ACADÊMICA: VALMA DE SOUZA SILVA BARBOSA            

          DATA: 29/10/2014

1- Se tratando dos aspectos gramaticais básicos da Libras, fale sobre cada um deles e a importância desses para que a mensagem seja transmitida de maneira clara e eficiente.

        Os aspectos gramaticais básicos da Libras são importantes pois através destes promove-se a comunicação entre ouvinte e surdo. Para que haja a perfeita interação entre ambos é necessário que o interprete de Libras tenha a correta configuração de mãos, que é o posicionamento das mãos na execução de determinados sinais, para que não ocorra a interpretação equivocada, uma vez que um posicionamento apresenta significação de várias palavras diferentes. Também temos o ponto de articulação que é o lugar onde a mão predominante atua, podendo estar em espaço neutro ou em contato com o corpo.  

        Outro fator importante nesse processo de comunicação é a orientação  direcional, pois a direção adota pela mão traz significado diferente quando a configuração das mãos é a mesma, permitindo a distinção das palavras pelo receptor. Assim, para que haja a transmissão de sentimos em discursos de Libras é muito importante a expressão facial e/ou corporal por parte do interprete, essa torna-se fundamental, pois sua ausência pode levar o receptor a codificar a mensagem de maneira errada, esta também atua como codificador de sentenças afirmativas, interrogativas, negativas e exclamativas.  

1- Quadros (2001, p.57) aborda alguns elementos sobre a atuação do intérprete educacional que devem ser considerados. Fale sobre cada um desses itens.

        A atuação do intérprete em sala de aula deve ser realizada de maneira a não tirar a autoridade do professor regente, mesmo ele exercendo uma função importante junto ao aluno surdo o professor tem total autoridade sobre toda a sala. A ética também é um fator importante nesse processo, o intérprete deve manter-se imparcial em relação a sala e ao aluno surdo, respeitando seus direitos de expressar seus sentimentos em relação a sala.

        Por ser peça fundamental na aprendizagem de alunos surdos, os professores intérpretes possuem o direito de serem amparados pedagogicamente pelo professor regente, a fim de possibilitar o seu melhor desenvolvimento nas aulas. Em razão da atuação de intérprete exigir muito de sua saúde física, o cronograma das aulas devem horários para que haja descanso deste, visando o melhor rendimento, tanto do professor, quanto do aluno.

        Um aspecto relevante nesse processo de inclusão de alunos surdos é ponderar que o professor intérprete é importante para a aprendizagem do mesmo, mas é de suma importância que haja a interação deste aluno com o ambiente, atentando-se para os materiais, o quadro e artefatos que o professor regente apresentar.

 

2- Fale sobre a formação do intérprete de Libras e suas áreas de atuação.

Atualmente no Brasil existem cursos de formação de intérpretes de Libras em nível médio, porém para aqueles intérpretes de Libras que atuarão na área educacional, ministrando no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, deve ocorrer a formação através de cursos de graduação de licenciatura em Letras - Libras ou para atuar nas séries iniciais no curso de Pedagogia - Libras.

Além de atuar como professor intérprete, na área da educação, o profissional de Libras pode atuar em órgãos públicos, na área jurídica, em serviços de saúde e sociais entre muitos outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (298 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com