TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguística Do Século XX

Dissertações: Linguística Do Século XX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO SOBRE A LINGUÍSTICA DO SÉCULO XX

1 – Fale sobre a linguística no século XX.

Para Saussure e Chomsky, o objeto da linguística é definido pelo invés do elemento “abstrato”, “universalista”, “sistêmico”, “formal”, no que serão duramente criticados já no último quartel do século pelos linguistas e filósofos da linguagem que se dedicarão à abordagem funcionalista da língua e aos aspectos pragmáticos do uso da língua, bem como pelos defensores da língua como uma atividade social, sujeita, portanto à pressão da ideologia. Também é no século XX que, ao lado dos estudos que chamamos de microlinguística surgirão grandes campos de investigação em níveis que ultrapassam o chamado “núcleo duro” da linguística e avançam em direção a uma interdisciplinaridade crescente, a uma intersecção com a filosofia e com outras ciências humanas como a sociologia, a antropologia, a psicologia, a neurociência, a semiologia, etc.

2 – Defina estruturalismo.

O termo estruturalismo tem sido usado como um rótulo pra qualificar certo número de diferentes escolas de pensamento linguístico e é necessário fazer ver que ele tem implicações um tanto diferentes segundo o contexto em que é empregado.

3 – O estruturalismo de Saussure pode ser resumido em duas dicotomias. Quais são?

(1) Langue em oposição a parole e (2) forma em oposição a substância. Embora langue signifique “língua” em geral, como termo técnico saussuriano fica mais bem traduzido por “sistema linguístico”, e designa a totalidade de regularidades e padrões de formação que subjazem aos enunciados de uma língua. O termo parole que pode ser traduzido por “comportamento linguístico” designa os enunciados reais. O as duas dicotomias tem em comum é uma identidade de forma, e esta forma, ou estrutura, ou padrão, é em princípio independente da substância, ou “matéria bruta”, sobre a qual é imposta.

4 – Cite algumas das mais importantes escolas de linguística estrutural do século XX.

A Escola de Praga, cujos representantes mais notáveis foram Nikolai Sergeievitch Trubetzkoy (1890-1938) e Roman Jakobson (1896-1982), ambos russos emigrados, e a Escola de Copenhague (ou glossemática), que girou em torno de Louis Hjelmslev (1899-1965). John Rupert Firth (1890-1960) e seus seguidores, às vezes citados como Escolas de Londres, foram menos saussurianos em suas abordagens, mas num sentido mais geral do termo, seus estudos também podem ser descritos apropriadamente como linguística estrutural.

5 – Que características o estruturalismo americano e europeu tem em comum?

Ao insistir na necessidade de tratar cada língua como um sistema mais ou menos coerente e integrado, os linguistas europeus e americanos daquele período tenderam a enfatizar, senão a exagerar, a incomparabilidade estrutural das línguas individuais. Havia razões especialmente boas para assumir esse ponto de vista, dadas as condições em que a linguística americana se desenvolveu a partir do final do século XIX.

6 – O que é a “hipótese de Sapir-Whorf”?

Trata-se de uma tese de que a linguagem determina a percepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com