TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRO E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIA

Por:   •  19/10/2021  •  Artigo  •  4.022 Palavras (17 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÀ-UNOPAR

CURSO DE GRADUAÇAO EM PEDAGOGIA-LICENCIATURA

JUCIMÁRIA VICTOR DA SILVA

O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRO E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL.

JOÃO CÂMARA

2020

JUCIMÁRIA VICTOR DA SILVA

O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRO E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL.

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina :Políticas públicas da Educaçao Básica-Ética, Política e cidadania-Psicologia da Educaçao e da Aprendizagem-Práticas Pedagogicas:Gestão da Aprendizagem-Educaçao e Diversidade.

Orientadores:Natália Gomes dos Santos

                   José Adir Lins Machado

                   Juliana Chueire Lyra

                   Tatiane Mota dos Santos Jardim

                   Patrícia Graziela Gonçalves

JOÃO CÂMARA

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO         2

1.1 A LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO NACIONAL E A LEI 10.639/03 E A SUA FUNÇÃO NA EDUCAÇÃO.

1.2 AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS CONECÇÕES ÉTINO E RACIAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS         2

REFERÊNCIAS        2

  1. INTRODUÇÃO

         Ao longo da historia do Brasil os negros e os índios padeceram muito com a desigualdade, onde se sentiam incapazes e não tinham os mesmos direitos dos brancos, desde sua chegada ao Brasil foram escravizados e não tiveram se quer a oportunidade e o acesso à educação, porém com o passar dos anos foram sendo criados movimentos sociais onde os negros buscavam seus direitos a igualdade em beneficio de um coletivo social, pelejando por seus interesses comuns pelas politicas sociais e publicas que geram transformação social. A educação é um direito do todo cidadão, por causa dos movimentos sociais a sociedade vem cobrando uma educação de qualidade para qualquer individuo dentro das escolas, isso tem sido bastante importante para que deste modo à desigualdade venha diminuir e que o respeito à diversidade cultural venha de fato acontecer.

    O racismo durante muito tempo enquanto conceito foi criado e é subtendido e analisado por vários setores científicos e sociais. Envolto de preconceitos, a referencia racial é, principalmente no senso comum, é uma situação difícil que gera ademais várias outras problemáticas de cunho ético, moral e político. Sendo assim desde sua origem, o racismo sempre foi tido como a ideia de uma organização das raças ou dos gêneros, que nos refere intensamente a uma origem histórica do período de colonização, dando-se pela pura noção de preconceito até um paradigma transcorrido de um cientifico equivocado que surgiu na Europa no século XIX. Com a inclusão da historia e da cultura afro-brasileira e indígena no Brasil foi um acontecimento muito importante, é notória a diminuição da desigualdade no meio dos povos brancos e negros, porem ainda precisamos combater para que possa chegar ao fim à desigualdade social.

   A educação escolar condiz a um espaço sociocultural e institucional que tem a obrigação e compromisso de dar suporte pedagógico da cultura e do conhecimento. Assim e indiscutível o fato de que os povos afro-brasileiros e indígenas merecem respeito e uma educação de qualidade, esses indivíduos tem o mesmo direito que qualquer uma etnia, por isso devemos valorizar as heranças históricas e dar suma importância a sua cultura. Abordaremos leis que se tornaram marco para a desigualdade social. Essas leis vêm discutir sobre a educação brasileira onde busca valorizar a forma correta da historia e cultura de dos povos afrodescendente e indígena, tentando encontrar deste modo reparar danos recorrentes de muitos anos que eles perderam sua identidade e de seus direitos. Deste modo esta inclusão nos currículos da educação básica cresce o foco dos currículos escolares, para que assim a diversidade cultural, social racial, e econômica brasileira de fato venha a acontecer.

DESENVOLVIMENTO

             O presente trabalho vem abordar sobre o papel da cultura afro-brasileiro e indígena para a democratização social. Tem como embasamento os documentos oficiais como a LDBEN e outros que denominam tema da diversidade cultural onde manifesta a importância de se valorizar os diferentes grupos sociais que estão presentes no Brasil, as suas etnias e culturas, beneficiando ao educando o conhecimento sobre a miscigenação do país. País este composto por uma sociedade que muitas vezes integra e discrimina o outro, um país complexo e incoerente.

    A abordagem desse tema pelos documentos apresenta orientações com finalidade de entender a diversidade étnica e cultural que constitui as origens do país, compreendendo as relações de desigualdades, de forma a proporcionar conhecer as várias culturas, entendendo não apenas a valorizar essas diferenças, mas, sobretudo a reconhecê-las nos seus modos de vida, sem discriminação.

   Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais da numerosidade Cultural: “A afirmação da heteroneidade é traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, tendo a Ética como elemento definidor das relações sociais e interpessoais.” (BRASIL, 1997, p. 121).

   Todavia é importante destacar aqui que a desigualdade a que se refere o tema entende-se sobre as diversidades culturais, e não desigualdades socioeconômicas que, contudo, não são ignoradas, já que as culturas se encontram posta em meio às desigualdades sociais e socioeconômicas nas quais esteve constituída, desse modo como é fato que a singularidade dessas diferenças culturais é formada ao longo da história no modo de construção da sociedade, de acordo com cada grupo social se constitui. As elaborações culturais não ocorrem fora deste contexto, mas em meio a essa desigualdade que se estabelece com as relações de poder e investigação dos fatores sociais econômicos e políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com