TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura e a formação do homem

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

“Literatura e a formação do homem”, Antonio Candido

A palestra de Antonio Candido, “A literatura e a formação do homem”, foi transcrita em formato de artigo, dividida em três partes, cujas partes apresentam variações sobre a função humanizadora da literatura.

Na primeira parte do artigo, o autor discorre sobre o conceito de função e estrutura da literatura, afirmando que as correntes modernistas empenham-se em estudar a estrutura, e não a função da literatura. Para Candido, o estudo da função da obra transcende os da estrutura, pelo seu valor, pela intenção do autor, pela sensibilidade e pela emoção que sentimos ao ler.

Na segunda parte, Candido fala sobre a função humanizadora da literatura, sobre a formação da personalidade. O autor afirma que a literatura cria laços entre a realidade e a imaginação, influenciando na personalidade, em camadas do consciente e do subcontinente.

Confirmando isso, o escritor Bruno Bettelheim, no seu livro “Psicanálise dos contos de fadas”, ele conta as versões originais dos contos de fadas, e afirma que essas ficções ajudam as crianças a lidarem e superarem seus problemas internos, encontrando maneiras de lidar com cada situação, além de estimular a imaginação.

Na terceira parte do texto, o autor fala sobre a função social da literatura, que seria a apresentação da realidade em diferentes épocas, refletindo nos personagens, o homem de cada época, mostrando até o papel alienador da sociedade.

Com essa palestra, Antonio Candido amplia nossos horizontes a respeito da literatura e nos dá novas perspectivas sobre a intenção de cada obra literária. Também vale ressaltar que o texto tem uma linguagem rebuscada, dificultando o entendimento rápido do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com