TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatuta Africana

Por:   •  2/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

O retrato da mulher negra no conto A saia almarrotada, da obra O fio das missangas, de Mia Couto.

RESUMO

A obra constística de Mia Couto representa um conhecimento de mundo especificamente africano, mais concretamente moçambicano. A importância que este alcançou dentro e fora do mundo lusófono transformou-o em um autor que dignifica as literaturas africanas e a língua portuguesa. Esta pesquisa destina-se a construir o retrato da mulher negra no conto A saia almarrotada, constituinte do livro O fio das missangas (COUTO, 2009), bem como examinar a representação da mulher como signo de opressão, observar o conto à luz da libertação das vozes amordaçadas e compreender como a privação da sexualidade e do desejo auxiliam no emparedamento que vitimiza a mulher. O conto estudado privilegia a existência feminina e desnuda o universo de submissão da mulher, frente à sociedade patriarcal, e os conflitos que marcam sua tentativa de libertação desse universo. Por intermédio de pesquisas calcadas em estudiosos no campo da literatura e africanidade, foi possível reunir materiais e procedimentos os quais tornam este estudo rápido e eficaz. Dessa forma, acreditamos que o presente trabalho expõe uma representação da condição feminina quanto à luz de uma analogia entre a protagonista e a situação de Moçambique no período colonial. Por fim, com todas as informações e objetivos alcançados, aduz-se a denúncia do silenciamento e da dominação em relação à figura feminina na referida obra.

Palavras-chave: Figura feminina. Libertação. Identidade africana.

2- Tema:

O retrato da mulher negra no conto A saia almarrotada, da obra O fio das missangas, de Mia Couto.

3- Hipóteses:

Principal:

O retrato da mulher negra no conto A saia almarrotada atua como um testemunho da condição feminina, marginal e discriminada.

Secundárias:

• A possibilidade de salvação condicionada à figura de um homem revela a frágil condição da mulher;

• A sociedade retratada no conto destitui suas vítimas do controle acerca de suas próprias vidas;

• A narradora-personagem utiliza da terra como contato com seu lado feminino, soterrado pelo código patriarcal.

4- Justificativa:

Esta pesquisa investiga a condição feminina, sua representação e identidade, tomando como base o conto A saia almarrotada, contido na obra O fio das missangas (2009), do escritor moçambicano Mia Couto. O conto estudado privilegia a natureza existencial feminina e revela o universo de submissão e inferioridade da mulher, e sua trajetória na tentativa de libertação.

Teremos como objetivo principal analisar o retrato da mulher negra na referida obra. Investigaremos também, a representatividade da mulher como signo de opressão, a libertação da voz amordaçada no referido conto, além de que forma a privação da sexualidade e do desejo auxiliam na vitimização da mulher.

Este estudo se faz importante porque tenta mostrar a relevância sociocultural da imagem da mulher negra e suas diferentes faces na Literatura Africana. É comum vermos ao longo de nossa vida histórias femininas escritas por dores e tentativas de silenciamento, que são marcadas por movimentos que buscam a liberdade. A mulher negra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com